Sobre a Revista

REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NOVA ESPERANÇA (RCSNE)

Abreviado: Rev. Cienc. Saúde Nova Esperança

ISSN ELETRÔNICO: 2317-7160 / ISSN IMPRESSO: 1679-1983

Atualizado em 23 de julho de 2024

 SOBRE A REVISTA (PDF)

  1. QUEM SOMOS

A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança (Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança - RCSNE) é um periódico eletrônico, (ISSN 2317-7160), editado e publicado pelas Faculdades Nova Esperança, sem fins lucrativos. Durante seus 21 anos de atividade, tem prestado grande serviço à comunidade acadêmica não somente das Instituições Nova Esperança, mas também de outras instituições que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão.

O periódico foi publicado de forma impressa de 2003 até 2012. A partir de 2013, passou a ser publicado unicamente na versão eletrônica por meio de fascículos regulares. Desde fevereiro de 2019, passou-se a adotar a plataforma de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas, o Open Journal Systems (OJS).

 

  1. INDEXAÇÃO
A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança apresenta as seguintes indexações: DOAJ (Directory of Open Access Journals); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico);  Diadorim (Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras); Periódicos Portal da Capes; Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org); Latindex e Google Scholar.
 

DOAJ (Directory of Open Access Journals) - Indexada desde 05 de fevereiro de 2021.  ´´É um banco de dados de acesso aberto revisados ​​por pares, cobrindo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades. A indexação pode ser verificada clicando aqui.

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) - Indexada desde 16 de agosto de 2020. É uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e acadêmicos, em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano, ou ligados a ele num sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo. A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Diadorim (Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) - Indexada desde 10 de dezembro de 2019. O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Periódicos Portal da Capes – Indexada desde 20 de novembro de 2019. O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) - Indexada desde 30 de julho de 2019. É uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).  A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Latindex – Indexada desde 2010. Sistema Regional de Informação para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. O Latindex reúne informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações. A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Google Scholar – também chamado no Brasil, de Google Acadêmico - é um banco de dados que se configura como um diretório de pesquisas a artigos científicos de forma gratuita, proporcionando visibilidade e acessibilidade dos artigos para toda comunidade científico-acadêmica. A Revista possui índice h5 = 9 (mediana: 11). O perfil pode ser acessado clicando aqui.

 

  1. POLÍTICA EDITORIAL

 TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS

 A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, editada pelas Faculdades Nova Esperança, FACENE/FAMENE,   cobra a taxa de R$200  para publicação dos manuscritos. Esta taxa deve ser paga sempre que o manuscrito for aceito para editoração. 

 

FOCO E ESCOPO

O periódico recebe produção científica com conteúdo multidisciplinar nas seguintes áreas do conhecimento, conforme classificação de avaliação da Fundação Capes (LINK):

Colégio de Ciências da Vida: Área das Ciências da Saúde – Educação Física, Enfermagem, Medicina I, II e III, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva;

Área das Ciências Agrárias - Ciências de Alimentos, Ciências Agrárias I e Medicina Veterinária.

Colégio de Humanas: Área das Ciências Humanas – Psicologia

Os manuscritos da área das Ciências da Saúde focam no cuidado, prevenção à doença, promoção da saúde e a educação do paciente e da comunidade.

Os manuscritos da área das Ciências Agrárias têm como foco contribuir no aprimoramento em técnicas de produção e conservação das matérias-primas produzidas. Além de contribuir para a preservação dos recursos ambientais através da disseminação do conhecimento técnico-científico.

Os textos encaminhados para publicação na Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança devem ser apresentados com temas relevantes à comunidade científica e serem inéditos, não sendo permitida submissão simultânea a outro(s) periódico(s). São aceitos manuscritos nos formatos de Artigos Originais (provenientes de pesquisas originais ou de dissertações e teses), Artigos de Revisão Bibliográfica (sistemática e narrativa) e Relatos de Caso Clínico.

O periódico recebe manuscritos nas línguas português, inglês e espanhol. Poderá ser solicitado aos autores permissão para traduzir textos do português para uma das línguas estrangeiras, caso o corpo editorial julgue importante para o crescimento interno do periódico. Destacamos que fica a critério dos autores submeter manuscritos já traduzidos para o inglês ou espanhol, desde que seja anexado, junto ao texto, termo de tradução ou revisão feita por profissional qualificado.

Como intuito de melhoria da qualidade das publicações da Revista, enfatizamos a necessidade de elevar o nível da escrita dos textos e manter os padrões éticos para os artigos. Por isso, seguimos a regulamentação da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC: https://www.abecbrasil.org.br.

Missão

O Periódico tem a missão de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento das áreas da saúde e das ciências agrárias, a partir da publicação da produção técnico-científica.

Promover a ampliação de divulgação das pesquisas cientificas, realizadas pelas Instituições Nova Esperança e por outras instituições que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão. Levar essas publicações ao alcance global, aprimorando o conhecimento dos profissionais das áreas das ciências da saúde e agrárias e psicologia.

 

PERIODICIDADE

A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança conta com circulação quadrimestral e publicação programada para os meses abril, agosto e dezembro.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Avaliação Inicial – duração de 5 dias a partir da data de submissão

Os artigos submetidos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança são, primeiramente, analisados pelos editores quanto ao cumprimento de requisitos mínimos para a apresentação formal de um artigo científico, considerando a adequação às normas editoriais do periódico, critérios de originalidade, relevância do tema, coerência científica e normas éticas em pesquisa envolvendo humanos e animais.

Após essa avaliação, a decisão editorial pode ser rejeitar, pedir ajustes antes de seguir com o processo editorial ou encaminhar para no mínimo dois Avaliadores ad hoc. Quando necessário, os editores designam membros do Conselho Editorial, considerando área de atuação, para fazer essa análise inicial.

Verificação de Plágio

Os artigos submetidos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança são submetidos a um detector de plágio online. Este é um requisito para seguir no trâmite editorial.  

 Avaliação por pares às cegas (Double blind peer review) – duração média 7 meses a partir da data de submissão

 Os artigos são encaminhados a, no mínimo, dois avaliadores ad hoc (pareceristas) externos à instituição de origem do manuscrito, especialistas na área tratada no trabalho de pesquisa e sem a identificação dos autores, de modo por pares às cegas (Double blind peer review).

É estipulado um prazo de no máximo 5 dias para resposta de disponibilidade e 20 dias para a finalização do parecer (com possibilidade de dobrar os prazos). Caso os revisores não respondam, o trabalho será enviado para outros pareceristas. Os avaliadores ad hoc que não responderem a duas solicitações subsequentes, mesmo que negativamente, será removido do quadro de revisores da Revista, podendo voltar após três meses de exclusão, caso apresente interesse, por meio de e-mail direcionado ao Conselho Editorial do periódico.

Os pareceristas usam para avaliação formulário estruturado de modo a facilitar o seu parecer final, que pode ser REJEITAR, ACEITAR OU ENVIAR PARA CORREÇÕES. Levam em consideração o atendimento às normas éticas, a originalidade, a relevância do tema, a significância, o conteúdo, a adequação bibliográfica e a coerência e a contribuição científica. Para artigos das áreas das Ciências da Saúde, estas devem respeitar a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 196/1996 e a Resolução nº 311/2007 do Código de Ética em Pesquisa dos profissionais de Enfermagem.

Os revisores podem fazer considerações no próprio manuscrito e disponibilizar para os autores, em anexo, em sua avaliação. As diretrizes para avaliação são disponibilizadas aos revisores no acesso ao portal, logo após realizar o login, com orientações para a emissão do parecer. Os autores devem entender que esta forma de avaliação prima pela melhoraria da qualidade da publicação.

Quando recebidos, os pareceres são enviados aos autores sem a identificação dos pareceristas. Esses, terão um prazo de 10 dias para fazer as devidas correções e devolver o manuscrito via portal da revista. Caso contrário, o periódico entende que não houve interesse, por parte dos autores, em atender à solicitação de ajustes recomendados pelos avaliadores ad hoc. Assim, o manuscrito será arquivado (rejeitado). Se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, para nova apreciação do conselho editorial.

Edição de Texto

Quando aceitos para publicação, os artigos são revisados gramaticalmente (língua portuguesa e estrangeiras) por profissionais qualificados que compõem o corpo editorial da Revista.

Com o intuito de agilizar o processo de publicação, algumas alterações ou ajustes editoriais são feitos no texto pelos(as) editores(as). Em seguida, o artigo diagramado, no formato em PDF, é encaminhado ao(s) autor(es) para leitura e aprovação. Esses, observarão os ajustes realizados e acatarão ou não em sua versão final para a publicação e disponibilização online.

 

PERÍODO DE RECEBIMENTO DE SUBMISSÃO

Não estipulamos prazos de recebimento de artigos, uma vez que respeitamos a ordem de entrega. Quando completada uma edição, os demais artigos passam a fazer parte do próximo número e assim sucessivamente. 

 

PROCEDIMENTOS ÉTICOS

 Caso o artigo submetido envolva direta ou indiretamente seres humanos, de modo que empregue nos procedimentos metodológicos a utilização de dados diretamente obtidos com  participantes, de informações identificáveis (prontuários, por exemplo) ou que possam acarretar riscos à vida cotidiana, deverá ser anexada cópia de parecer favorável (Certidão de Ética em Pesquisa) e inserido no item “Materiais e Métodos” o número de registro do CAEE, emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido e cadastrado no Sistema Plataforma Brasil/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (http://plataformabrasil.saude.gov.br/).

Para pesquisas que envolvem animais, deve ser enviada a comprovação de aprovação do projeto de pesquisa pelo CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais).

 

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS (Modelo)

Os autores deverão, junto ao manuscrito, assinar e submeter a declaração disponibilizada neste site, em que declaram que o manuscrito representa um trabalho original e que não foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico, em parte ou na íntegra ou com conteúdo substancialmente similar. Ainda, que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.

 Adicionalmente,

  1. Declaram que em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos.
  2. Declaram que não houve plágio e que é do conhecimento do(s) autor(es) que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
  3. Declaram que não há conflito(s) de interesse(s) relacionado(s) ao artigo, seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
  4. Declaram ciência de que se for detectada a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.

 CRITÉRIOS DE AUTORIA

 A Revista de Ciências de Saúde Nova Esperança aceita autoria máxima de 6 autores. Para a definição da autoria do artigo deverão ser adotados os seguintes critérios:

  • Deverão compor a autoria do manuscrito pessoas que contribuíram efetivamente na elaboração do conteúdo intelectual do trabalho, quer seja na execução prática da experimentação, quer seja na escrita cientifica do artigo. A autoria deverá ser ordenada, considerando o nível de contribuição de cada um em ordem decrescente.
  • Para manuscritos originados de teses, dissertações ou projetos acadêmicos de pesquisa ou extensão é obrigatório apresentar na autoria o(s) professor(es) orientador(es) responsável(ies). O nome do(a) orientador(a) deverá ser inserido como último autor, sendo identificado na afiliação.
  • Os autores deverão encaminhar em sua submissão uma declaração de responsabilidade e transferência de Direitos Autorais, incluído as contribuições de cada autor na elaboração do manuscrito (assinada por todos os autores e encaminhada no formato PDF).
  • O(s) autor(es) deverá(ão) atender os seguintes pontos para que o artigo seja disponibilizado on-line em sua versão final com sua autoria: ter executado no planejamento e/ou coleta de dados, e/ou contribuído na interpretação e/ou discussão dos resultados; ter contribuído na escrita e/ou revisão textual do manuscrito; ter lido a versão de prova e aprovado para publicação.

 

CONFLITOS DE INTERESSE

Os conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Desse modo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança pede que, junto à declaração de Direitos Autorais, os autores declarem a NÃO EXISTÊNCIA DE CONFLITOS DE INTERESSES DE QUALQUER NATUREZA.

Os manuscritos são enviados aos revisores sem autoria para diminuir os conflitos de interesses. Adicionalmente, cada revisor antes de aceitar a avaliação do manuscrito, declara não apresentar conflitos de interesse que possa influenciar na sua avaliação sobre o manuscrito, e, quando couber, declara-se não qualificado para revisá-lo.

 

ARQUIVAMENTO

Esta Revista utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da Revista. Sistema que permite a preservação e restauração das revistas online.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO/LIVRE

A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança é um periódico de acesso aberto e todos os artigos estão disponíveis online de forma gratuita para leitura e download. O conteúdo do periódico está licenciado sob Licença Creative Commons: Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0).