REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NOVA ESPERANÇA (RCSNE)

Abreviado: Rev. Cienc. Saúde Nova Esperança

ISSN ELETRÔNICO: 2317-7160 / ISSN IMPRESSO: 1679-1983

Atualizado em 10 de novembro de 2020

 SOBRE A EVISTA (PDF)

  1. QUEM SOMOS

 A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança (Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança- RCSNE) é um periódico eletrônico (ISSN 2317-7160), editada e publicada pelas Faculdades Nova Esperança, sem fins lucrativos. Durante seus mais de 15 anos de atividade, tem prestado grande serviço à comunidade acadêmica não somente das Instituições Nova Esperança, mas também de outras instituições que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão.

O periódico foi publicado de forma impressa de 2003 até 2012. A partir de 2013, passou a ser publicado unicamente na versão eletrônica por meio de fascículos regulares. Desde fevereiro de 2019, passou-se a adotar a plataforma de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas, o Open Journal Systems (OJS).

 

  1. INDEXAÇÃO

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) - Indexada desde 16 de agosto de 2020. É uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e académicos, em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano, ou ligados a ele num sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo. A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Diadorim (Diretório das políticas editoriais das revistas científicas brasileiras) - Indexada desde 10 de dezembro de 2019. O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Periódicos Portal da Capes – Indexada desde 20 de novembro de 2019. O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) - Indexada desde 30 de julho de 2019. É uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).  A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Latindex – Indexada desde 2010. Sistema Regional de Informação para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. O Latindex reúne informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações. A indexação pode ser verificada clicando aqui.

Google Scholar – Também chamado no Brasil, de Google Acadêmico, é um banco de dados que se configura como um diretório de pesquisas a artigos científicos de forma gratuita, proporcionando visibilidade e acessibilidade dos artigos para toda comunidade científico-acadêmica. A revista possui índice h = 10. O perfil pode ser acessado clicando aqui.

 

  1. POLÍTICA EDITORIAL

 TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS

 A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, editada pelas Faculdades Nova Esperança, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

FOCO E ESCOPO

 O periódico recebe produção científica com conteúdo multidisciplinar nas seguintes áreas do conhecimento, conforme classificação de avaliação da Fundação Capes (LINK):

Colégio de Ciências da Vida: Área das Ciências da Saúde – Educação Física, Enfermagem, Medicina I, II e III, Farmácia, Nutrição, Odontologia, e Saúde Coletiva;

Área das Ciências Agrárias - Ciências de Alimentos, Ciências Agrárias I e Medicina Veterinária.

Colégio de Humanas: Área das Ciências Humanas – Psicologia

Os manuscritos das áreas das ciências da saúde focam no cuidado, prevenção à doença, promoção da saúde e a educação do paciente e da comunidade.

Os manuscritos das áreas das ciências Agrárias têm como foco contribuir no aprimoramento em técnicas de produção e conservação das matérias prima produzidas. Além de contribuir para a preservação dos recursos ambientais através da disseminação do conhecimento técnico-científico.

Os textos encaminhados para publicação na Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança devem ser apresentados com temas relevantes à comunidade científica e serem inéditos, não sendo permitida submissão simultânea a outro(s) periódico(s). O periódico recebe manuscritos nas línguas português ou inglês. Poderá ser solicitado aos autores permissão para traduzir textos do português para o inglês, caso o corpo editorial julgue importante para o crescimento interno do periódico. São aceitos manuscritos nos formatos de Artigos Originais (provenientes de pesquisas originais ou de dissertações e teses), Artigos de Revisão Bibliográfica (sistemática e narrativa) e Relatos de Caso Clínico.

Como intuito de melhoria da qualidade das publicações da Revista, enfatizamos a necessidade de elevar os padrões da escrita dos artigos e manter os padrões éticos para os artigos. Seguimos a regulamentação da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC: https://www.abecbrasil.org.br.

Missão

O periódico tem a missão de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento das áreas da saúde e das ciências agrárias, a partir da publicação da produção técnico-científica.

Promover a ampliação de divulgação das pesquisas cientificas realizadas pelas Instituições Nova Esperança e por outras instituições que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão. Levar essas publicações ao alcance global, aprimorando o conhecimento dos profissionais das áreas das ciências da saúde e agrárias e psicologia.

 

PERIODICIDADE

 A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança conta com circulação quadrimestral e publicação programada para os meses abril, agosto e dezembro.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Avaliação Inicial – duração de 5 dias a partir da data de submissão

 Os artigos submetidos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança são, primeiramente, analisados pelo editor chefe quanto ao cumprimento de requisitos mínimos para a apresentação formal de um artigo científico, considerando a adequação às normas editoriais do periódico, critérios de originalidade, relevância do tema, coerência científica e normas éticas em pesquisa envolvendo humanos e animais. Após essa avaliação, a decisão editorial pode ser rejeitar, pedir ajustes antes de seguir com o processo editorial ou encaminhar para no mínimo dois Avaliadores ad hoc.

Quando necessário, o editor chefe designa membros do Conselho Editorial, considerando área de atuação, para fazer essa análise inicial.

 Avaliação por pares/ às cegas (Double blind peer review) – duração de até 7 meses a partir da data de submissão

 Os artigos são encaminhados a, no mínimo, dois avaliadores ad hoc (pareceristas) externos à instituição de origem do manuscrito, especialistas na área tratada no trabalho de pesquisa e sem a identificação dos autores, de modo a pares/ às cegas (Double blind peer review).

É estipulado um prazo de no máximo 5 dias para resposta de disponibilidade e 20 dias para a finalização do parecer (com possibilidade de dobrar os prazos). Caso os revisores não respondam, o trabalho será enviado para outros pareceristas. Os avaliadores ad hoc que não responder a duas solicitações subsequentes, mesmo que negativamente, será removido do quadro de revisores da revista, podendo voltar após três meses de exclusão, caso o mesmo apresente interesse por meio de e-mail direcionado ao Conselho Editorial do periódico.

Os pareceristas usam para avaliação formulário estruturado (link) de modo a facilitar o seu parecer final, que pode ser REJEITAR, ACEITAR OU ENVIAR PARA CORREÇÕES. Levam em consideração o atendimento às normas éticas, a originalidade, a relevância do tema, significância, conteúdo, adequação bibliográfica e a coerência e contribuição científica. Para artigos das áreas das Ciências da Saúde, estas devem respeitar a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 196/1996 e a Resolução nº 311/2007 do Código de Ética em Pesquisa dos profissionais de Enfermagem.

Os revisores podem fazer considerações no próprio manuscrito e disponibilizar para os autores, em anexo, em sua avalição. As diretrizes para avaliação são disponibilizadas aos revisores no acesso ao portal, logo após realizar o login, com orientações para a realização do parecer. Os autores devem entender que esta forma de avaliação prima pela melhoraria da qualidade da publicação.

Quando recebidos, os pareceres são enviados aos autores sem a identificação dos pareceristas. Esses, terão um prazo de 10 dias para fazer as devidas correções e devolver o manuscrito via portal da revista. Caso contrário, o periódico entende que não houve interesse, por parte dos autores, em atender à solicitação de ajustes recomendados pelos avaliadores ad hoc. Assim, o manuscrito será arquivado (rejeitado). Se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, para nova apreciação do conselho editorial.

Edição de Texto

Quando aceitos para publicação, os artigos são revisados gramaticalmente (língua portuguesa e inglesa) por profissionais qualificados que compõem o corpo editorial da revista.

Com o intuito de agilizar o processo de publicação, algumas alterações ou ajustes editoriais são feitos no texto pelos (as) editores (as). Em seguida, o artigo diagramado, no formato em PDF, é encaminhado ao (s) autor (es) para leitura e aprovação. Esses, observarão os ajustes realizados e acatarão ou não em sua versão final para a publicação e disponibilização on-line.

 

PERÍODO DE RECEBIMENTO DE SUBMISSÃO

 Não estipulamos prazos de recebimento de artigos, uma vez que respeitamos a ordem de entrega. Quando completada uma edição, os demais artigos passam a fazer parte do próximo número, e assim sucessivamente. A partir de janeiro de 2019, os artigos passaram a ser publicados tão logo sejam aprovados e editorados.

 

PROCEDIMENTOS ÉTICOS

 Caso o artigo submetido envolva direta ou indiretamente seres humanos, de modo que empregue procedimentos metodológicos que a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis (prontuários, por exemplo) ou que possam acarretar riscos na vida cotidiana, deverá ser anexado cópia de parecer favorável (Certidão de Ética em Pesquisa) e inserido no item “Materiais e Métodos” o número de registro do CAEE, emitidos por um Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido e cadastrado no Sistema Plataforma Brasil/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (http://plataformabrasil.saude.gov.br/).

Para pesquisas que envolvem animais, deve ser enviada a comprovação de aprovação do projeto de pesquisa pelo CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais).

 

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS (Modelo)

Os autores deverão assinar a declaração disponibilizada nesse site e submeter juntamente com o manuscrito, contendo os seguintes termos:

Certifico minha participação efetiva na elaboração desse manuscrito e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.

Adicionalmente,

  1. Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que a fonte seja citada adequadamente.
  2. Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
  3. Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

 Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.

 

CRITÉRIOS DE AUTORIA

 A Revista de Ciências de Saúde Nova Esperança adota autoria máxima de 6 autores. Para a definição da autoria do artigo deverão ser adotados os seguintes critérios:

  • Deverá compor a autoria do manuscrito pessoas que contribuíram efetivamente na elaboração do conteúdo intelectual do trabalho, que seja na execução prática da experimentação e/ou na escrita cientifica do artigo. A autoria deverá ser ordenada, considerando o nível de contribuição de cada um em ordem decrescente.
  • Para manuscritos originados de teses, dissertações ou projetos acadêmicos de pesquisa ou extensão é obrigatório apresentar na autoria o(s) professor (es) orientador (es) responsável (ies). O nome do(a) orientador(a) deverá ser inserido como último autor, sendo identificado na afiliação.
  • Os autores deverão encaminhar em sua submissão uma declaração de responsabilidade e transferência de Direitos autorais, incluído as contribuições de cada autor na elaboração do manuscrito (assinada por todos os autores e encaminhada no formato PDF).
  • O (s) autor (es) deverá (ão) atender os seguintes pontos para que o artigo seja disponibilizado on-line em sua versão final com sua autoria: Ter executado no planejamento e/ou coleta de dados, e/ou contribuído na interpretação e/ou discussão dos resultados; Ter contribuído na escrita e/ou revisão textual do manuscrito; Ter lido a versão de prova e aprovado para publicação.

 

CONFLITOS DE INTERESSE

 Os conflitos de interesses, podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Desse modo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança pede que, juntamente com a declaração de Direitos Autorais, os autores declarem a NÃO EXISTÊNCIA DE CONFLITOS DE INTERESSES DE QUALQUER NATUREZA.

Os manuscritos são enviados aos revisores sem autoria par diminuir os conflitos de interesses. Adicionalmente, cada revisor antes de aceitar a avaliação do manuscrito, declara não apresentar conflitos de interesse o que poderiam influenciar na sua avaliação sobre o manuscrito, e, quando couber, declara-se não qualificado para revisá-lo.

 

ARQUIVAMENTO

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da revista. Sistema que permite a preservação e restauração das revistas online.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO/LIVRE

 A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança é um periódico de acesso aberto, e todos os artigos estão disponíveis online de forma gratuita para leitura e download. O conteúdo do periódico está licenciado sob Licença Creative Commons: Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0).