PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS ADQUIRIDA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL DE 2011 E 2021
Epidemiological profile of syphilis acquired in the northern region of Brazil from 2011 and 2021
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n2.p144-153Palavras-chave:
Sífilis, Doenças Transmissíveis, Saúde PúblicaResumo
As infecções sexualmente transmissíveis estão entre os dilemas de saúde pública mais recorrentes da sociedade. A sífilis é uma doença infecto contagiosa, exclusiva do ser humano, transmitida por contato sexual desprevenido. Estima-se que anualmente, 11 milhões de novos casos de sífilis ocorrem em adultos de 15 a 49 anos em todo mundo. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil epidemiológico da sífilis adquirida nos estados da Região Norte do Brasil, entre os anos de 2011 e 2021. Trata-se de uma pesquisa de natureza observacional, com abordagem quantitativa, e retrospectiva, com levantamento de dados do SINAN, disponíveis no DATASUS. Foram analisadas as variáveis sociodemográficas: sexo, idade, raça, nível de escolaridade e critério de diagnostico. Verificou-se que entre 2011 e 2021, nos estados da Região Norte do Brasil, foram notificados 50.810 casos de sífilis adquirida. O estado do Amazonas apresentou a maior taxa de notificações com 18.709 (36,82%) casos, seguido pelo estado do Pará com 13.102 (25,79%) notificações e o Tocantins com 6.728 (13,24%) casos notificados. O ano de 2018 apresentou a maior taxa de incidência do período, diminuindo a partir de 2019. Assim, o perfil da sífilis adquirida na Região Norte foi: indivíduos do sexo masculino, com idade entre 20 e 39 anos, pardos, com escolaridade desconhecida, e em relação ao critério de diagnostico o diagnóstico laboratorial apresentou a maior taxa de notificações. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de promover ações com o objetivo de elucidar a saúde sexual e oferecer medidas efetivas no combate à sífilis na população mais acometida, bem como é indispensável uma reavaliação dos campos de preenchimento obrigatórios das fichas de notificação e investigação do SINAN, uma vez que representam uma fonte essencial para determinação dos indicadores de saúde
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.