PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DA CITOLOGIA ONCÓTICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p336-344Palavras-chave:
Teste de Papanicolau, Saúde da Mulher, Terapias Complementares, Atenção Primária à SaúdeResumo
O câncer de colo uterino apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade em todo o mundo. O exame Papanicolau é
responsável por cerca de 80% da detecção precoce do câncer, porém existe uma baixa adesão ao exame, relacionada a fatores culturais, sociais, psicológicos e econômicos que afetam a detecção em tempo oportuno e a redução da mortalidade por esse câncer. O objetivo deste estudo é analisar o uso da musicoterapia e aromaterapia na realização da citologia oncótica para as mulheres. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, realizado em um município do interior do Rio Grande do Norte, entre os meses de julho e outubro de 2023. A faixa etária incluída foram mulheres de 18 a 64 anos, sendo a amostra constituída por 15 mulheres. A coleta de dados se deu pela técnica de questionário semiestruturado. As informações obtidas foram analisadas por conteúdo, segundo Bardin. Participaram do estudo 15 mulheres, com idades entre 21 e 63 anos. Os resultados da pesquisa estão dispostos em duas categorias: sentimentos das mulheres relacionados à realização do exame preventivo; percepção das participantes sobre a coleta com utilização das Práticas Integrativas e Complementares utilizadas no estudo. As participantes, mesmo sabendo da importância de realizar o exame periodicamente, por diversos fatores, não realizam conforme preconizado. Sentimentos como vergonha e tensão são fatores que influenciam na adesão ao exame preventivo e interferem na procura pelos serviços. Portanto, a utilização das Práticas Integrativas e Complementares são eficazes quando objetivam construir um atendimento humanizado e formação de vínculo entre profissional e paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.