AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RECESSÕES GENGIVAIS E LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS: UMA ABORDAGEM INTEGRADA
clinical evaluation of gingival recessions and non-carious cervical lesions: an integrated approach
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n2.p286-297Palavras-chave:
Recessão gengival, Lesão cervical não cariosa, Odontologia integradaResumo
As recessões gengivais (RG) e as lesões cervicais não cariosas (LCNC) são condições bucais comuns que afetam respetivamente o periodonto e a estrutura dentária, estando frequentemente associadas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a frequência de recessões gengivais e lesões cervicais não cariosas, e seus fatores etiológicos comuns, em pacientes atendidos nas clínicas integradas de Odontologia da UFPB, no período 2024.1, durante os meses de agosto até a primeira quinzena de setembro de 2024. A pesquisa foi realizada em uma metodologia descritiva, transversal e observacional, utilizando a técnica de observação direta por meio de exame clínico e preenchimento de ficha clínica. Entre os 70 pacientes adultos avaliados, 42 (60%) apresentaram recessão gengival, com 13 (18,57%) destes associados com perda de inserção clínica interproximal. Observou-se que 28 (40%) dos pacientes foram diagnosticados com LCNC, dentre os quais 20 (71,43%) também apresentaram RG, sendo o tipo abrasão a lesão mais observada. Entre os principais fatores etiológicos mais relevantes, o fenótipo fino foi o mais prevalente, observado em 35 (50%) dos pacientes na maxila e 39 (55,71%) na mandíbula; 29 (41,43%) dos pacientes mostraram sinais de escovação traumática, apesar de apresentar uma higiene oral ineficiente com 56 (80%) dos pacientes exibindo biofilme visível e 26 (37,1%) cálculo dentário; e 66 (94,29%) dos pacientes apresentaram perda de dentes. Além disso, 51 (72,89%) não usam próteses dentárias, enquanto 10 (14,29%) mostraram redução da dimensão vertical de oclusão, caracterizando perda da estabilidade oclusal. Com base nos dados apresentados, foi concluído que as recessões gengivais e as lesões cervicais não cariosas apresentaram alta prevalência entre os pacientes avaliados, sendo frequentemente associadas a fatores etiológicos predisponentes como fenótipo periodontal fino, higiene oral deficiente, escovação traumática e instabilidade oclusal. Esses resultados destacam a necessidade de estratégias integradas de prevenção e tratamento nas clínicas odontológicas, visando um tratamento integrado para a correção dessas condições bucais e seus fatores associados.
Palavras-chave: Recessão gengival. Lesão cervical não cariosa. Odontologia integrada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.