AS FINALIDADES TERAPÊUTICAS DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A
the therapeutic purposes of botulinum toxin type a
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n1.p120-132Palavras-chave:
Clostridium, Botox, EstéticaResumo
A Toxina Botulínica Tipo A (BTA) é o sorotipo mais amplamente estudado com o propósito terapêutico por conseguir exercer um papel extremamente eficaz na qualidade de vida dos pacientes. Desta forma, este trabalho teve como objetivo discorrer sobre as diversas finalidades terapêuticas da BTA. Neste sentido, foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio de uma busca especializada nas bases de dados PubMed, Scielo e LILACS utilizando os descritores em ciências da saúde: toxina botulínica (botulinum toxin), uso terapêutico (therapeutic use) e uso estético (a esthetic use), e os operadores booleanos (AND e OR) para realizar combinações. A pesquisa buscou informações de 2018 a 2023 e visou responder a seguinte pergunta norteadora: “Quais as diversas finalidades terapêuticas da toxina botulínica tipo A?”. Na busca inicial, foram encontrados 1.635 artigos, e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 27 artigos nesta pesquisa, divididos entre as bases de dados utilizadas. Os estudos analisados abordaram o uso da BTA em diversas patologias, indicando seu potencial terapêutico. Entre as condições clínicas encontradas, a utilização da BTA destacou-se nas afecções neurológicas, como no tratamento de enxaqueca crônica e vestibular, seguido pelo uso da BTA em afecções bucomaxilofaciais, e pelas alterações musculoesqueléticas. Em outros estudos, foram encontradas a utilização da BTA no tratamento da bexiga hiperativa, nas patologias dermatológicas, entre outras. Na grande maioria dos estudos, a utilização da BTA apresentou um alto nível de satisfação entre os pacientes, além de poucos efeitos adversos relatados e bom prognóstico. A presente revisão reforça a importância do conhecimento aprofundado sobre a BTA e seu potencial terapêutico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.