HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELA DISSECAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA TOPOGRÁFICA

Autores

  • Eulâmpio José da Silva Neto
  • Amira Rose Costa Medeiros
  • Camila Marques Pereira Alencar
  • Isabel Gomes Nogueira Vieira
  • Érika Cardoso Silva

Palavras-chave:

Anatomia, Dissecação, Ensino

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina instituem que a formação médica priorize as seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. O objetivo foi relacionar a dissecação na Anatomia Topográfica com a capacitação dessas habilidades. Fez-se estudo seccional com seleção aleatória da amostra entre alunos da Faculdade de Medicina Nova Esperança em João Pessoa - PB. Entrevistou-se 78 graduandos, que referiram desenvolver freqüente ou muito frequentemente capacidade de tomar decisões – 59%; liderança – 63,6%; administração e gerenciamento – 76,9%; comunicação – 96,1%; educação continuada – 77,7% ; atenção à saúde – 74,3%. A dissecação tem importância na capacitação das habilidades gerais para a formação do médico no ensino de Anatomia Topográfica.

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

da Silva Neto, E. J., Costa Medeiros, A. R., Pereira Alencar, C. M., Nogueira Vieira, I. G., & Silva, Érika C. (2007). HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELA DISSECAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA TOPOGRÁFICA. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 5(1), 34–39. Recuperado de https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/305

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original

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