AUTISMO E FAMÍLIA: PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO TRATAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS AUTISTAS

Autores

  • Cyelle Carmem Vasconcelos Pereira

Palavras-chave:

Autismo, Psicopedagogia, Psicologia Infantil, Deficiência Cognitiva

Resumo

O Autismo é uma síndrome manifestada antes dos três anos de idade, que apresenta atrasos na comunicação, na linguagem e na interação social. Além da contribuição da escola, dos profissionais especializados em detectar, diagnosticar e tratar o autismo, os pais têm um papel muito importante na evolução da aprendizagem dos portadores de autismo. O objetivo da pesquisa é acompanhar o trabalho dos pais diretamente envolvidos no tratamento dos autistas, a começar das suspeitas do problema, do diagnóstico e da utilização dos métodos TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Deficiências Relacionadas à Comunicação), ABA (Análise Aplicada do Comportamento) e PECS (Comunicação através de Figuras), trabalhados em casa e nas associações de pais e amigos do autista, melhorando a interação do autista com o meio social e estimulando a independência. A pesquisa trata-se de uma revisão de literatura a respeito do autismo, no que se refere aos métodos aplicados no tratamento. Assim, conclui-se o quanto é importante a participação dos pais no diagnóstico, no tratamento e na evolução do quadro clínico da criança e o quanto ainda há a ser feito no que diz respeito a pesquisas sobre o assunto a fim de acelerar o diagnóstico precoce e tratamento eficaz, que minimizem as estereotipias e estimulem a independência das crianças.

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Publicado

2011-12-15

Como Citar

Vasconcelos Pereira, C. C. (2011). AUTISMO E FAMÍLIA: PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO TRATAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS AUTISTAS. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 9(2), 52–59. Recuperado de https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/384

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original

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