A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE

Autores

  • Thereza Christina da Cunha Lima Gama
  • Nadja Maria dos Santos
  • Daniela Andrade de Araújo
  • Helder Vainer Nascimento Marques
  • Raíssa Mayara Santos Brandão

Palavras-chave:

Auxiliares de Saúde Comunitária, Qualificação, Educação em Saúde

Resumo

A educação em saúde pode ser definida como um campo de práticas que ocorrem ao nível das relações sociais, normalmente estabelecidas pelos profissionais de saúde, entre si, com a instituição e, sobretudo, com o usuário no desenvolvimento cotidiano de suas atividades. É através da Educação em Saúde que se promove o senso de identidade individual, a dignidade e a responsabilidade comunitária, e é através do Agente Comunitário de Saúde (ACS), o qual possui a função de educador em saúde, que é criado um elo de confiança entre os desejos e expectativas da população por uma vida melhor. A pesquisa teve como objetivo verificar a qualificação dos ACS como educadores nas políticas públicas de saúde, através do Processo de Educação em Saúde no município de Petrolina. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantiqualitativa. Os sujeitos foram grupos de ACS escolhidos aleatoriamente no município de Petrolina – PE, totalizando uma amostra de 50 participantes. Os dados foram obtidos através de um questionário acerca da Educação em Saúde, sendo posteriormente analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UNIVASF – CAAE: 0028.0.441.000-11. Verificou-se que grande parte dos ACS não possui uma percepção acerca do que venha a ser o Processo de Educação em Saúde, todavia, reconheciam as deficiências de recursos e materiais que impossibilitam a promoção do processo educacional em saúde. Concluiu-se que, para obter-se uma adequada qualificação dos ACS como educadores nas políticas públicas de saúde, não é preciso tornar-se especialista em teorias da educação, ou em teorias pedagógicas, mas é preciso entender que o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem está diretamente envolvido com a troca de conhecimentos e orientações, necessitando que a formação do ACS seja rediscutida, em novas bases, definindo diretrizes curriculares e competências para sua prática.

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Publicado

2012-06-15

Como Citar

Cunha Lima Gama, T. C. da, dos Santos, N. M., de Araújo, D. A., Nascimento Marques, H. V., & Santos Brandão, R. M. (2012). A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 10(1), 32–41. Recuperado de https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/397

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original