COMPETÊNCIA EMOCIONAL NA ÁREA DE ENFERMAGEM
EMOTIONAL COMPETENCE IN THE NURSING FIELD
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol20.n2.p141-147Palavras-chave:
Enfermeiras administradoras, Enfermeiras e enfermeiros, Inteligência emocional, Relações interpessoaisResumo
Profissões que exigem interações constantes com terceiros são geralmente desafiadoras e estressantes. Uma dessas profissões é a enfermagem. Profissionais de enfermagem estão sempre interagindo com pacientes, seus familiares e outros membros da equipe multidisciplinar. Especialmente em situações emergenciais ou críticas, como o atual momento pandêmico, o profissional de enfermagem é muito exigido, não só fisicamente, mas também emocionalmente. Profissionais de enfermagem devem ter competência emocional para identificar e gerenciar seus próprios sentimentos à medida que interagem de maneira empática. O desenvolvimento de habilidades emocionais irá favorecer a prestação de um cuidado qualificado e proteger a saúde psicossocial dos profissionais de enfermagem. O objetivo deste estudo foi fazer uma reflexão sobre a competência emocional do profissional de enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa baseada na leitura, análise e interpretação de artigos científicos sobre competência emocional na área de enfermagem disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Observou-se a importância da competência emocional, tanto para profissionais, como para estudantes de enfermagem. O papel do gerente de enfermagem também é crucial enquanto mentor e modelo para sua equipe, devendo, portanto ter habilidades para identificar e controlar seus próprios sentimentos e atentar para as emoções dos outros. Conclui-se que assuntos envolvendo a competência emocional devem ser mais discutidos nos cursos de enfermagem. Além disso, treinamentos em serviço relacionados ao tema precisam ser ministrados nas instituições de saúde para que o profissional de enfermagem possa prestar um cuidado eficaz e eficiente enquanto preserva sua saúde.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermeiras Administradoras. Enfermeiras e Enfermeiros. Inteligência Emocional. Relações Interpessoais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.