EFEITOS DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR PROGRESSIVO SOBRE A DOR E O DESEMPENHO NEUROMUSCULAR EM IDOSAS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO:UM ESTUDO PILOTO RANDOMIZADO E CONTROLADO
EFFECTS OF PROGRESSIVE NEUROMUSCULAR TRAINING ON PAIN AND NEUROMUSCULAR PERFORMANCE IN ELDERLY WOMEN WITH KNEE OSTEOARTHRITIS: RANDOMIZED CONTROLLED STUDY
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n3.p318-329Palavras-chave:
Fisioterapia, Dor, Exercício Físico, IdososResumo
A osteoartrite é uma doença musculoesquelética degenerativa e inflamatória que atinge toda a articulação sinovial ocasionando degradação da cartilagem, remodelação óssea, formação de osteófitos e inflamação sinovial, que levam a dor, inchaço, rigidez e perda da função articular e devido sua prevalência e consequências, ocasiona um impacto negativo na funcionalidade do indivíduo, nas relações sociais e nos serviços de saúde. Mediante a isso, o presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos de um protocolo de treinamento neuromuscular progressivo para idosas com osteoartrite de joelho sobre dor, força muscular, equilíbrio postural e medo de quedas. Trata-se de um estudo piloto randomizado e controlado composto por 13 mulheres, entre 60 e 70 anos, divididas em: grupo intervenção (GI) submetido ao protocolo de treinamento neuromuscular progressivo e grupo controle (GC) que não realizou o programa de exercícios e ao termino do estudo, receberam uma cartilha com demonstrações dos exercícios. As voluntárias foram avaliadas antes e após quatro semanas de intervenção, por meio da Escala Visual Analógica-EVA, Escala de avaliação da força muscular de Kendall, Teste de Romberg, Timed Up and Go e da Escala de Confiança no Equilíbrio Específica para a Atividade. Constatou-se que a maioria das participantes eram sedentárias e hipertensas, com dores nos joelhos e limitações das atividades. A reabilitação das idosas com o protocolo de treinamento neuromuscular progressivo apresentou efeitos positivos sobre a dor, força muscular, equilíbrio estático e dinâmico e não inferiu significância sobre o medo de quedas. Conclui-se que o protocolo de intervenção apresentou efeitos positivos sobre a dor e o desempenho neuromuscular de mulheres com OA de joelho, minimizando riscos de quedas e melhorando a qualidade de vida.
Palavras-chave: Fisioterapia. Osteoartrite de Joelho. Idosos. Dor. Exercício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.