FREQUÊNCIA E FATORES QUE INFLUENCIAM A UTILIZAÇÃO DO ISOLAMENTO ABSOLUTO EM ENDODONTIA NO BRASIL
FREQUENCY AND FACTORS INFLUENCING THE USE OF ABSOLUTE ISOLATION IN ENDODONTICS IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n3.p261-273Palavras-chave:
Diques de borracha, Endodontia, Tratamento do canal radicularResumo
O uso isolamento absoluto com dique de borracha durante o tratamento do canal radicular garante o controle da infecção cruzada e melhoria da eficiência do tratamento. Contudo, no Brasil existem poucos dados sobre a taxa de sua utilização. Esta pesquisa possui como objetivo investigar a frequência e os fatores que influenciam na utilização do isolamento absoluto em procedimentos endodônticos. Trata-se de um estudo observacional e transversal, aprovado pelo parecer de número 5.347.908 do Comitê de Ética em Pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se de um questionário virtual com 19 perguntas construído pelo Google Forms (Google LLC, Montain View, CA) e distribuído através do whatsApp, e-mail, instagram e telegram. O software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para Windows, versão 20.0 foi consultado para análise estatística. A significância foi estabelecida em p <0,05. No total, 76 dentistas participaram da pesquisa. Observou-se que não houve valores estatisticamente significativos ao uso do isolamento em termos de sexo (p=0,542), idade (p=0,899) e a região de atuação (p= 0,410). Contudo, houve significância em termos de tempo de formação (p=0,045), instituição de trabalho (p=0,004), grau de escolaridade dos cirurgiões-dentistas (p=0,010) e especialização na área (p=0,000). Além disso, notou-se elevada prevalência pelo uso do isolamento em todos os procedimentos odontológicos (n=59), tanto pelo sexo pelo feminino (n=37) quanto pelo masculino (n=22). Desse modo, o isolamento absoluto endodontia é utilizado com maior frequência em pacientes adultos, após a localização dos condutos radiculares de dentes pré-molares e molares, sendo sua técnica aplicada na maioria dos casos com total domínio pelos dentistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.