CONTRIBUIÇÕES DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR

Autores

  • Luciana Dantas Farias de Andrade
  • Fernanda de Oliveira Espínola
  • Janaína von Söhsten Trigueiro
  • Nathanielly Cristina Carvalho Brito Sant
  • Maria Benegelania Pinto
  • Heloisy Alves de Medeiros

Palavras-chave:

Educação em enfermagem., Administração de serviços de saúde., Docentes., Enfermeiras administradoras.

Resumo

A gerência, por ser um elo entre os objetivos e a prestação de serviço de saúde, desempenha uma função importante, uma vez que é ela quem realiza o trabalho de combinar pessoas, tecnologia e recursos no interior de um hospital ou instituição de saúde. Neste sentido, objetiva-se avaliar os limites e possibilidades das abordagens pedagógicas, utilizadas nas atividades acadêmicas das disciplinas que envolvem administração e gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, de uma Universidade Federal de Ensino Superior Nordestina. Este estudo foi embasado metodologicamente na abordagem qualitativa com realização de entrevistas a sete alunos egressos do curso de enfermagem de Instituição Federal de Ensino Superior, cujas transcrições foram estudadas pela técnica de análise de discurso de Fiorin. Nos resultados e discussão foi possível elencar as categorias empíricas: 1. Auxílio das disciplinas na prática laboral; 2. Conceito de abordagens pedagógicas; 3. Disciplinas de administração que contribuíram para o mercado de trabalho; 4. Disciplinas com limitações; 5. Disciplinas de administração e gestão aplicadas à enfermagem. Conclui-se que se aponta a importância da formação acadêmica para o desempenho do enfermeiro gestor no mercado de trabalho, enfatizando a segurança, destreza e desempenho dos professores para formação de profissionais dispostos a aprender a aprender, constantemente, e a superar desafios cotidianos.

Downloads

Publicado

2019-02-14

Como Citar

Andrade, L. D. F. de, Espínola, F. de O., Trigueiro, J. von S., Brito Sant, N. C. C., Pinto, M. B., & Medeiros, H. A. de. (2019). CONTRIBUIÇÕES DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 14(2), 37–50. Recuperado de https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/91

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original