A SAÚDE BUCAL DURANTE O PRÉ-NATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Oral health during prenatal care: AN INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p468-477Palavras-chave:
Gravidez, Saúde bucal, Saúde públicaResumo
O pré-natal é um conjunto de cuidados assistenciais e procedimentos clínicos para a manutenção da saúde gestacional. Sob a perspectiva da saúde oral no contexto do serviço público, que é considerado como acesso principal a esses cuidados, caracteriza-se de extrema importância devido às diversas alterações sistêmicas que resultam ou amplificam em alterações orais prejudiciais à saúde da gestante e, consequentemente, à do feto. Assim, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o pré-natal no contexto da saúde bucal pública do Brasil, evidenciando as características e limitações. Trata-se de uma revisão de literatura que, com o auxílio de descritores, consistiu na busca de artigos em três bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Nos estudos analisados, percebeu-se que fatores socioeconômicos, hábitos e percepções inadequadas, o desconhecimento dos profissionais e as atitudes negligentes foram os principais achados encontrados no contexto do pré-natal odontológico na saúde pública do Brasil. Neste estudo, os dados encontrados demonstram desde fatores socioeconômicos a atitudes profissionais como empecilhos na prática do pré-natal odontológico na saúde pública do Brasil, o que reflete em precariedade nessa conduta assistencial e a necessidade de reformulação estrutural de políticas públicas para aplicabilidade. Diante disso, há inúmeros fatores limitantes para a efetivação dessa conduta no contexto da saúde bucal pública, tanto pela baixa procura pelo cuidado por parte das gestantes e pela negligência por parte dos profissionais. Assim como, visualiza-se a necessidade de fortalecer o processo de continuidade do cuidado através de campanhas e palestras educativas para um maior envolvimento das gestantes nesse período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.