ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO PACIENTE ONCOLÓGICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
PHYSIOTHERAPY IN THE TREATMENT OF CANCER PATIENTS: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol24.nEsp..p628-640Palavras-chave:
Fisioterapia, Oncologia, CâncerResumo
De acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS) o câncer pode ser definido como um conjunto que contém mais de cem doenças. O fisioterapeuta é um membro importante da equipe multidisciplinar, no qual desenvolve uma função fundamental em todas as fases do câncer. Neste contexto, a pesquisa teve como principal objetivo realizar um levantamento da literatura sobre as contribuições da fisioterapia no cuidado do paciente oncológico. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa por meio das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PUBMED, LILACS, SciELO e PEDro com os descritores: “fisioterapia”, “oncologia” e “câncer”, bem como os respectivos termos em inglês. Foram considerados artigos completos publicados nos últimos dez anos (2012 a 2022) relacionados com o tema proposto. Foram selecionados 21 artigos relatando que a fisioterapia conta com protocolos de cinesioterapia, exercícios específicos, recursos eletroterapêuticos, terapia manual e educacional que beneficiam o paciente submetido ao tratamento. Dentre os resultados, percebeu-se que o país de maior publicação foi o Brasil, com 19 artigos onde o tipo de câncer mais comum encontrado dentre aqueles que passam pela intervenção fisioterapêutica foi o câncer de mama. O presente estudo constatou que apesar de ser uma especialidade recente a fisioterapia em oncologia já se apresenta como eficaz e fundamental no tratamento do paciente com câncer, contando com uma gama de técnicas que podem ser aplicadas nas diferentes fases do cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.