A LINHA DE FRENTE E DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID - 19
FRONTLINE AND TEACHING: THE CHALLENGES OF NURSING PROFESSIONALS DURING THE COVID-19 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol24.nEsp..p686-700Palavras-chave:
Pandemia, 'Humanização da Assistência., Prática docênciaResumo
O COVID-19 assolou a humanidade em 2020 e profissionais que atuaram na linha de frente da assistência e que tinham vínculo com a docência superior, no período de um ano tiveram que se adaptar ao ensino remoto e a nova forma do cuidado ao vírus desconhecido. Assim, buscou-se com a presente pesquisa analisar os impactos da pandemia na atuação de profissionais enfermeiros que atuaram na linha de frente e na docência entre 2020 e 2022. O estudo tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e esta foi realizada com enfermeiros professores da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró A amostra constou de 08 participantes graduados em enfermagem, atuantes como docentes de ensino técnico e/ou superior da área da saúde e mutuamente na assistência, básica ou de alta complexidade, no período de janeiro de 2020 a junho de 2022. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um Formulário online na plataforma Google. Após coleta, os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo, para compreensão de núcleos temáticos e na perspectiva de interpretar o fenômeno estudado. Vale salientar que a pesquisa seguiu os termos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012, das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas que envolvem seres humanos e foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Observou-se que os profissionais atuantes na docência enfrentaram de forma única e desafiadora os processos metodológicos do ensino, como a adapatação as tecnologias das salas de aula virtuais, uso de aplicativos desconhecidos, dentre outros, e na assistência o cuidado teve que ser alinhado a conhecimentos recentes em meio ao desconhecido vírus, gerando um desenvolvimento maior no auto cuidado, na assistência humanizada e no repasse dos conhecimentos para os novos profissionais da enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.