PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRAQUEOSTOMIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ESTUDO METODOLÓGICO

EDUCATIONAL TECHNOLOGY PROPOSAL FOR THE CARE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH TRACHEOSTOMIES IN PRIMARY CARE: A METHODOLOGICAL STUDY

Autores

  • Ellen Vitória da Silva Faculdades Nova Esperança- FACENE
  • Onelha Vieira Andrade Faculdades Nova Esperança
  • Halbiege Léa Di Pace Quirino da Silva Faculdades Nova Esperança - FACENE
  • Dyego Alves de Farias Faculdades Nova Esperança - FACENE
  • Wesley Barbosa Sales Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Renata Ramos Tomaz Faculdade Nova Esperanca

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p457-467%20

Palavras-chave:

traqueostomia, Criança, cuidado, protocolo, educação em saúde

Resumo

 A Traqueostomia diz respeito a toda intervenção cirúrgica que relacione acesso a traqueia. Evidências revelam que a traqueostomia na infância apresenta maiores índices de morbidade e mortalidade em comparação a população adulta. O presente estudo tem como objetivo confeccionar uma tecnologia educativa, voltada para os familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com traqueostomia, bem como profissionais da atenção primária. Trata-se da construção de uma tecnologia em saúde fundamentada a partir de uma revisão integrativa da literatura. A realização deste produto contemplou três etapas: etapa 1- revisão da literatura; etapa 2- seleção de conteúdo; etapa 3- elaboração do material educativo. A cartilha elaborada abordou os seguintes tópicos: I. recomendações dos tipos de cânulas, II. recomendações da fixação dos tubos, III. troca da cânula, IV. higiene do estoma, V. técnica de esterilização da cânula, VI. cuidados com aspiração e umidificação, VII. recomendações para a prevenção da decanulação acidental, VIII. informações sobre situações de emergência. Este material é direcionado aos pais, cuidadores e profissionais da atenção básica, que assistem crianças e adolescentes com traqueostomia. Tendo como próxima etapa deste trabalho, a validação do conteúdo e de aparência, para que seja considerado apto à utilização dentro da prática assistencial.

Biografia do Autor

Ellen Vitória da Silva, Faculdades Nova Esperança- FACENE

Fisioterapeuta. Graduada em Fisioterapia pela FACENE.

Onelha Vieira Andrade, Faculdades Nova Esperança

Enfermeira Intensivista. Mestranda do Mestrado Profissional em Saúde da Família - FACENE

Halbiege Léa Di Pace Quirino da Silva, Faculdades Nova Esperança - FACENE

Médica Pediatra. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde d Família - FACENE.

Dyego Alves de Farias, Faculdades Nova Esperança - FACENE

Fisioterapeuta. Mestre e Doutor em Modelos de Decisão em Sa´´ude. Docente do Curso de Fisioterapia da FACENE. 

Wesley Barbosa Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapeuta. Mestrando em Fisioterapia pela UFRN.

Renata Ramos Tomaz, Faculdade Nova Esperanca

Fisioterapeuta. Mestre e Doutora em Fisioterapia. Docente do Programa de Mestrado Profissinal em Saúde da Familia- FACENE.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Silva, E. V. da, Andrade, O. V., Silva, H. L. D. P. Q. da, Farias, D. A. de, Sales, W. B., & Ramos Tomaz, R. (2024). PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRAQUEOSTOMIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ESTUDO METODOLÓGICO: EDUCATIONAL TECHNOLOGY PROPOSAL FOR THE CARE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH TRACHEOSTOMIES IN PRIMARY CARE: A METHODOLOGICAL STUDY. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(Esp1), 457–467. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p457-467

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Revisão Integrativa