PERCEPÇAO DE IDOSOS SOBRE A SAÚDE BUCAL

ELDERLY PEOPLE'S PERCEPTION OF ORAL HEALTH

Autores

  • Davi Lucas de Oliveira Discente do curso de Odontologia, graduando na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Autor principal.
  • Bianca Silva Cavalcante Discente do curso de Medicina. Graduanda na Faculdade de Medicina Nova Esperança
  • Isabela Guimarães Nolêto Martins Faculdade de Medicina Nova Esperança
  • Adriana Lira Rufino de Lucena Enfermeira. Professora mestre do curso de Enfermagem das Faculdades de Enfermagem Nova Esperança. Orientadora.
  • Mayra Sousa Gomes Cirurgiã-dentista. Professora doutora do curso de Odontologia das Faculdades Nova Esperança. Orientadora.

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp2.p505-515

Palavras-chave:

Educação em saúde, Pessoa idosa, Tratamentos odontológicos.

Resumo

A não conclusão dos tratamentos odontológicos tem sido muito comum no meio da população idosa. O desconhecimento sobre a prevenção e a manutenção da saúde bucal, são problemas recorrentes nessa parcela da sociedade. A falta de materiais ou a má abordagem terapêutica adotada pelo profissional na rede da atenção primária, incita a não efetivação dos tratamentos por esse público. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de idosos, participantes de um projeto de extensão de instituição superior, sobre a saúde bucal. Baseado no discurso dos sujeitos entrevistados, foram captados os problemas bucais que assolam a população idosa. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, de cunho qualitativo. O estudo foi realizado com trinta idosos participantes da extensão curricular do projeto: “Envelhecimento Saudável” das Faculdades de Saúde Nova Esperança, no período de março a junho de 2023. A sistemática utilizada para coleta de dados foi a entrevista no modo semiestruturado. Os dados coletados corresponderam à identificação dos idosos e aos questionamentos da entrevista sobre a percepção da saúde bucal do idoso. O público avaliado foi, predominantemente, feminino (93%), com maioria na faixa etária de 70 a 79 anos (46%). 27 % dos entrevistados relataram mudanças de hábitos alimentares, 77% usando prótese dentária, por motivo do edentulismo parcial (30%) e total (70%). Os dados coletados demonstram a não efetividade nos tratamentos odontológicos e a letargia quanto ao interesse pela conclusão deles. Desse modo, a perspectiva a respeito da saúde bucal de idosos usuários do SUS e da efetividade de seus tratamentos fornece dados não somente sobre à saúde bucal de idosos em si, mas também sobre a qualidade e efetividade da assistência prestada desse serviço.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Oliveira , D. L. de, Cavalcante, B. S., Martins, I. G. N., Lucena, A. L. R. de, & Gomes, M. S. (2024). PERCEPÇAO DE IDOSOS SOBRE A SAÚDE BUCAL: ELDERLY PEOPLE’S PERCEPTION OF ORAL HEALTH. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(Esp2), 505–515. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp2.p505-515

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original