EVENTOS TOXICOLÓGICOS ASSOCIADOS A PARACETAMOL ATENDIDOS POR UM CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA
Paracetamol-related toxic events assisted by a toxicological information and assistance center
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n2.p121-132Palavras-chave:
Intoxicações, Medicamentos, Paracetamol, Epidemiologia descritivaResumo
Objetivo: Analisar os eventos toxicológicos associados a paracetamol atendidos por um Centro de Informações e Assistência Toxicológica. Métodos: Este foi um estudo transversal, retrospectivo, baseado nos casos de eventos toxicológicos associados ao medicamento paracetamol atendidos pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Londrina (CIATox/Londrina). Os dados foram extraídos do Sistema Brasileiro de Dados de Intoxicações (DATATOX), referentes aos anos de 2017 a 2021. A análise dos dados foi realizada com uso do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 19.0. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina. Resultados: Entre 2017 e 2021 o CIATox/Londrina atendeu 685 casos de eventos toxicológicos associados a paracetamol, dos quais a grande maioria (75,0%) era de mulheres e teve a tentativa de suicídio (83,2%) foi a principal circunstância. A maior parte dos casos (37,7%) ocorreram no período vespertino e o sábado e domingo foram os dias da semana com o maior número de casos (15,7% e 16,2%, respectivamente). Em 156 (22,8%) casos houve associação do paracetamol com outras substâncias. Quase 80,0% dos casos apresentaram manifestações clínicas, com 36,4% precisando de internação (mínimo de um e máximo de 37 dias). A maioria dos casos foram classificados como leves (57,7%) e foram identificados quatro (0,6%) óbitos entre todos os atendimentos. O antídoto N-acetilcisteína foi administrado em 37,1% (N=255) pacientes. Conclusões: De forma geral, os eventos toxicológicos associados ao paracetamol ocorreram predominantemente com mulheres, no período vespertino e aos sábados e domingo, além de envolverem tentativas de suicídio. Assim, é importante o desenvolvimento de campanhas que estimulem o uso correto de medicamentos e de outras campanhas de saúde pública, principalmente para aqueles indivíduos mais susceptíveis às tentativas de suicídio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.