USO DE BISFOSFONATOS E A OCORRÊNCIA DA OSTEONECROSE DOS MAXILARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Osteonecrose, Osteonecrose da Arcada Osseodentária Associada a Bifosfonatos, BifosfonatosResumo
Os bisfosfonatos são uma classe de medicamentos utilizada nos serviços de saúde para o tratamento de doenças ósseas. Essas substâncias atuam nos osteoclastos, diminuindo a reabsorção e remodelamento ósseo. O uso dessa medicação pode levar a osteonecrose, uma patologia que se caracteriza pela necrose do tecido ósseo, devido à deficiência na irrigação sanguínea, podendo ocorrer em diversos ossos, inclusive nos maxilares. O presente trabalho, objetivou revisar a literatura existente sobre a relação entre o uso de bisfosfonatos e o risco de desenvolvimento de osteonecrose nos maxilares, tendo em vista que é um assunto muito importante para estabelecer a correta condução dos casos clínicos pelos profissionais da área médica e odontológica. Trata-se de uma revisão de literatura, com base em artigos, acerca do tema, encontrados no PubMed e que foram sintetizados e analisados. Foi visto que a possibilidade da ocorrência de osteonecrose, devido à prescrição ampla de bisfosfonatos e seu uso por longos períodos, vem tornando essencial o conhecimento das aplicações e suas consequências, pelas áreas responsáveis, de modo a evitar a ocorrência ou, pelo menos, minimizar os seus danos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.