PERFIL DE MULHERES SOB PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS, OCUPACIONAIS E CRIMINAIS

Palavras-chave: Estrutura demográfica., Prisões., Atenção integral à saúde da mulher., Comportamento social., Justiça criminal.

Resumo

Levantar o perfil sociodemográfico, ocupacional e criminal de mulheres sob privação de liberdade no estado da Paraíba consiste em um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quanti-qualitativa do tipo “Estudo de Caso”, realizado no Centro de Reeducação Maria Julia Maranhão, na Paraíba, com a participação de 219 mulheres. Os dados foram obtidos por intermédio de uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados foi realizado uma comparação entre os cenários estudados e a literatura pertinente. Após a obtenção de dados, por meio de questionário, as informações foram convertidas em quadros e tabelas. A pesquisa possibilitou constatar que o perfil das detentas é similar em todos os cenários. Portanto, o perfil de mulheres, sob privação de liberdade, se apresenta como sendo uma mulher negra, de baixa escolaridade, baixa condição financeira, solteira e com idade entre 22 e 25 anos.

Publicado
2018-04-20
Como Citar
Santos, W., Freitas, F., Lima, G., & Farias Neto, A. (2018). PERFIL DE MULHERES SOB PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS, OCUPACIONAIS E CRIMINAIS. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 16(1), 74-81. https://doi.org/10.17695/issn.2317-7160.v16n1a2018p73-80
Seção
Ciências da Saúde/Artigo Original