PET/SAÚDE: PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR, COMPETÊNCIAS E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL
EDUCATION THROUGH WORK PROGRAM FOR HEALTH: PERCEPTION OF STUDENTS ABOUT INTERDISCIPLINARY EDUCATION, COLLABORATIVE SKILLS AND INTERPROFESSIONAL WORK
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p65-76Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Educação em Saúde, Práticas InterdisciplinaresResumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar a percepção da educação interdisciplinar, das competências e do trabalho interprofissional entre os integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), com vigência de 2022 a 2023, sob a coordenação geral do Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, descritivo, com dados quantitativos. Entre os respondentes, a maioria são mulheres; nascidos no estado da Paraíba; identificado como pardo(a); solteiro(a) e católico(a). Com relação a educação interdisciplinar, o item “Indivíduos na minha profissão acreditam no julgamento das outras profissões” foi que apareceu com menor frequência de concordância. Destaca-se nas competências transversais uma distribuição percentual menor (<34%) entre todos os cursos nos itens comunicação oral e escrita da língua portuguesa e estrangeira; e conhecimento em informática. Quanto aos conhecimentos com a educação interprofissional, as práticas corporais e a formação em saúde/ensino foram os que apresentaram menor frequência total (34,1%). Os resultados apontam percepções positivas dos estudantes ao ingressarem no programa, no entanto, não se descarta o papel fundamental do PET-Saúde no fortalecimento e qualificação da formação em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.