PET/SAÚDE: PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR, COMPETÊNCIAS E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL

EDUCATION THROUGH WORK PROGRAM FOR HEALTH: PERCEPTION OF STUDENTS ABOUT INTERDISCIPLINARY EDUCATION, COLLABORATIVE SKILLS AND INTERPROFESSIONAL WORK

Autores

  • Dulce Maria Batista dos Santos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ana Paula Melo da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria Letícia Cardoso da Silva Barbosa Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Deborah Dornellas Ramos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Gracielle Malheiro dos Santos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p65-76

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Educação em Saúde, Práticas Interdisciplinares

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar a percepção da educação interdisciplinar, das competências e do trabalho interprofissional entre os integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), com vigência de 2022 a 2023, sob a coordenação geral do Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, descritivo, com dados quantitativos. Entre os respondentes, a maioria são mulheres; nascidos no estado da Paraíba; identificado como pardo(a); solteiro(a) e católico(a). Com relação a educação interdisciplinar, o item “Indivíduos na minha profissão acreditam no julgamento das outras profissões” foi que apareceu com menor frequência de concordância. Destaca-se nas competências transversais uma distribuição percentual menor (<34%) entre todos os cursos nos itens comunicação oral e escrita da língua portuguesa e estrangeira; e conhecimento em informática. Quanto aos conhecimentos com a educação interprofissional, as práticas corporais e a formação em saúde/ensino foram os que apresentaram menor frequência total (34,1%). Os resultados apontam percepções positivas dos estudantes ao ingressarem no programa, no entanto, não se descarta o papel fundamental do PET-Saúde no fortalecimento e qualificação da formação em saúde.

Biografia do Autor

Dulce Maria Batista dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduanda do curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pelo Centro de Educação e Saúde (CES). Membro do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI/CES/UFCG). Cuité, PB, Brasil.

Ana Paula Melo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Nutricionista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Maria Letícia Cardoso da Silva Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduanda do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pelo Centro de Educação e Saúde (CES). Membro do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI/CES/UFCG). Cuité, PB, Brasil.

Deborah Dornellas Ramos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Psicologia. Professora. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Centro de Educação e Saúde. Cuité, PB, Brasil.

Gracielle Malheiro dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Professora. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Centro de Educação e Saúde. Cuité, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

Maria Batista dos Santos, D., Melo da Silva, A. P., Letícia Cardoso da Silva Barbosa, M., Dornellas Ramos, D., & Malheiro dos Santos, G. (2023). PET/SAÚDE: PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR, COMPETÊNCIAS E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL: EDUCATION THROUGH WORK PROGRAM FOR HEALTH: PERCEPTION OF STUDENTS ABOUT INTERDISCIPLINARY EDUCATION, COLLABORATIVE SKILLS AND INTERPROFESSIONAL WORK. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(1), 65–76. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p65-76

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)