PET/SAÚDE: PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR, COMPETÊNCIAS E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL
EDUCATION THROUGH WORK PROGRAM FOR HEALTH: PERCEPTION OF STUDENTS ABOUT INTERDISCIPLINARY EDUCATION, COLLABORATIVE SKILLS AND INTERPROFESSIONAL WORK
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p65-76Keywords:
Educação Interprofissional, Educação em Saúde, Práticas InterdisciplinaresAbstract
O objetivo deste trabalho é caracterizar a percepção da educação interdisciplinar, das competências e do trabalho interprofissional entre os integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), com vigência de 2022 a 2023, sob a coordenação geral do Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, descritivo, com dados quantitativos. Entre os respondentes, a maioria são mulheres; nascidos no estado da Paraíba; identificado como pardo(a); solteiro(a) e católico(a). Com relação a educação interdisciplinar, o item “Indivíduos na minha profissão acreditam no julgamento das outras profissões” foi que apareceu com menor frequência de concordância. Destaca-se nas competências transversais uma distribuição percentual menor (<34%) entre todos os cursos nos itens comunicação oral e escrita da língua portuguesa e estrangeira; e conhecimento em informática. Quanto aos conhecimentos com a educação interprofissional, as práticas corporais e a formação em saúde/ensino foram os que apresentaram menor frequência total (34,1%). Os resultados apontam percepções positivas dos estudantes ao ingressarem no programa, no entanto, não se descarta o papel fundamental do PET-Saúde no fortalecimento e qualificação da formação em saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.