CONHECIMENTO DE ENFERMAGEM NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS

Autores

  • Kelly Cristina Bragante Silva
  • Danielle Aurília Ferreira Macêdo Maximin
  • Cláudia Germana Virgínio de Souto
  • Nereide de Andrade Virgínio

Palavras-chave:

Saúde da Criança., Emergências., Cuidados de Enfermagem., Parada Cardiorrespiratória.

Resumo

A parada cardiorrespiratória é a interrupção súbita dos batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e perda imediata da consciência, representando uma emergência pediátrica extrema. É preciso ter conhecimento da sequência dos protocolos de atendimento, além de manter a calma e primar pela organização dos materiais e equipamentos necessários para a assistência durante esse evento. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para avaliar o conhecimento do enfermeiro e de sua equipe diante da parada cardiorrespiratória em crianças. Trata-se de um estudo exploratório de revisão bibliográfica da literatura, constituída por 10 (dez) documentos, os quais foram encontrados nas bases de dados online da BVS. Os estudos mostraram que a equipe de enfermagem é tida como essencial na assistência à criança com PCR. No entanto, ainda carece de conhecimentos acerca da mesma, os quais vêm desde a formação destes profissionais, repleta de lacunas para com a assistência às emergências, até a ausência de capacitações e treinamentos após a formação. Assim, verificou-se que o enfermeiro, no âmbito de seu trabalho, é um dos principais profissionais de saúde com autonomia e capacitação para agir no momento de uma parada cardiorrespiratória, devendo este manter-se atualizado e capacitado para prestar assistência às prováveis emergências.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Silva, K. C. B., Macêdo Maximin, D. A. F., Virgínio de Souto, C. G., & Virgínio, N. de A. (2016). CONHECIMENTO DE ENFERMAGEM NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 14(1), 87–94. Recuperado de https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/81

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original