A ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO PALIATIVO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM CÂNCER
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p401-412Palavras-chave:
Espiritualidade, Criança, Câncer, Cuidados Paliativos, EnfermagemResumo
Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou caracterizar as publicações científicas que abordassem a importância da espiritualidade nos cuidados paliativos de enfermagem à criança com câncer em final de vida. A busca ocorreu nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF CINAHL, PubMed, Web of Science e SciELO, sendo selecionados artigos originais, publicados em periódicos nacionais e internacionais, no período de 2018 a 2022. A amostra foi constituída por oito artigos que foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Nos resultados foram identificadas duas categorias, a saber: a espiritualidade como meio de ressignificação da vida e, a espiritualidade como instrumento para promoção de conforto e alívio de sintomas biopsicoespirituais. Em oncologia pediátrica, a espiritualidade não pode ser ignorada uma vez que ela dá a criança a possibilidade de identificar um sentido para o sofrimento, promover alívio da dor, aumentar a sensação de bem-estar e paz, e uma morte digna. Pode-se concluir ser necessário que o enfermeiro, por constituir-se no profissional que mais está próximo à criança e sua família, em sua práxis, prezando pelo cuidado integral, conheça e reconheça a importância da espiritualidade e atenda às necessidades no que se refere a essa dimensão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.