ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS NAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS EM NEONATOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n3.p361-372Palavras-chave:
Cardiopatia Congênita, cuidados de enfermagem, Recém-nascido, unidade de terapia intensivaResumo
As cardiopatias congênitas podem ser definidas como anomalias presentes na estrutura ou função do coração que se apresentam desde o momento do nascimento. A identificação e tratamento é de fundamental importância, pois melhora a hemodinâmica e a possibilidade de sobrevivência do neonato. Assim, este estudo teve o objetivo de analisar as evidências científicas sobre a atuação de enfermeiros nas cardiopatias congênitas em neonatos nas Unidades de Terapia Intensiva. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como questão norteadora: Quais as evidências científicas sobre a atuação do enfermeiro frente à cardiopatia congênita em neonatos em unidade de terapia intensiva neonatal? Neste estudo, foram identificados 5.334 artigos nas bases de dados: MEDLINE (1.965), LILACS (93), BDENF (59) e IBECS (11) por meio do portal da BVS, e no banco de periódicos PUBMED (3.195). Após a leitura do título e resumo e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram identificados 04 artigos na LILACS, 11 artigos na MEDLINE, 02 na BDENF, 01 artigo na IBECS e 10 na PUBMED, totalizando 28 artigos. Após aplicar os critérios de elegibilidade foram selecionados para a amostra final 16 artigos. A análise e apresentação dos resultados ocorreram através de quadro e discussão como também foram realizadas de forma descritiva e qualitativa, através das evidências científicas. Este estudo aponta a necessidade do enfermeiro saber conhecer o seu paciente em todos os aspectos, pois se faz evidente a necessidade de cuidados específicos da enfermagem com o objetivo de proporcionar a melhora clínica do paciente. Com isso, a enfermagem tem papel principal na mediação do caso clínico e contém papel intransferível diante dos demais profissionais no cenário da UTIN cardiológica, quando se trata do desempenho de suas funções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.