SCREENING FITOQUÍMICO E ATIVIDADE MOLUSCICIDA Diplotropis ferruginea BENTH (FABACEAE)
Keywords:
Diplotropis ferruginea, biomphalaria glabrat, atividade moluscicidaAbstract
O presente estudo teve como objetivo realizar um screening fitoquímico com a casca do caule de Diplotropis ferruginea procurando sistematizar ou rastrear os principais grupos de constituintes químicos que compõem o extrato vegetal, além de avaliar a atividade moluscicida dos extratos frente ao molusco Biomphalaria glabrata. O extrato etanólico bruto foi obtido através de maceração exaustiva com etanol a 95% e concentrado em rota evaporador. Para realização do screening fitoquímico foi utilizada a metodologia preconizada por Matos 1997, enquanto que para avaliação da atividade moluscicida utilizou-se metodologia adotada pela Organização Mundial de Saúde, 1995. No “screening” fitoquímico foram detectadas a presença de flavonóides, taninos, esteróides e terpenóides, e o extrato hexânico, na concentração de 100 g/ml, apresentou atividade moluscicida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.