DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO EM ADOLESCENTES INTERNADAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
Keywords:
Hipertensão na gravidez, Gravidez na adolescência, HipertensãoAbstract
Esta pesquisa teve por objetivo investigar a incidência de adolescentes acometidas pela DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gestação), no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2002, e listar suas manifestações clínicas. O método utilizado na pesquisa foi o documental com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no SAME do Hospital Universitário Lauro Wanderley, no período de outubro a dezembro de 2003. A população foi constituída de 287 prontuários de mulheres adolescentes grávidas. Destes, foi identificada uma amostra de 28 prontuários de gestantes com DHEG. A análise do corpus revela que 67,9% das adolescentes encontravam-se na faixa etária entre 17 e 19 anos de idade; o nível de escolaridade apresentado foi baixo, do total 82,1% tinham apenas o ensino fundamental. Quanto à idade gestacional, a maioria (42,8%) encontrava-se entre a 32ª e a 38ª semana de gestação. Em 75% das adolescentes ocorreu a pré-eclâmpsia leve. Os resultados descritos apontam o quanto à gestação na adolescência se trata de um problema complexo, principalmente no que diz respeito à assistência básica e hospitalar, que deve ser realizada através de uma abordagem segura e humanizada por parte dos profissionais da saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.