Aparecimento dos Sinais Clínicos na Doença de Alzheimer: sua Interrelação com a Alteração do Citoesqueleto dos
Keywords:
Alzheimer, Patologia, Citoesqueleto, Sinais clínicosAbstract
O artigo é uma revisão bibliográfica que relaciona as alterações do citoesqueleto dos neurônios com o aparecimento dos sinais clínicos na Doença de Alzheimer. Uma doença degenerativa dos neurônios de forma lenta e progressiva cujas alterações cerebrais características são as placas senis e os emaranhados neurofibrilares. Anormalidades de proteínas citoesqueléticas, depósito anormal de neurofilamentos, hiperfosforilação da proteína tau, desorganização dos microtúbulos, filamentos pareados helicoidais, acúmulo de â-amilóide nas placas senis e colapso do citoesqueleto neuronal foram abordados como alterações do cito-esqueleto dos neurônios. Essas alterações acabam levando à formação de emaranhados neurofibrilares e à morte celular. A conseqüência disso é a alteração do funcionamento normal das áreas cerebrais envolvidas, com o progressivo aparecimento dos sinais clínicos da doença.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.