PERCEPÇÃO DE GESTANTES SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Keywords:
Pré-natal, Programa de Saúde da Família, Assistência de EnfermagemAbstract
A assistência pré-natal representa importância em termos de prevenção e/ou detecção precoce de patologias maternas e fetais. Esta pesquisa teve como objetivos: analisar a percepção de gestantes sobre a assistência de enfermagem recebida durante o pré-natal em uma Unidade de Saúde da Família; descrever as características sociodemográfica e gestacional das participantes do estudo; identificar as orientações recebidas pelas gestantes através da equipe de enfermagem durante as consultas do pré-natal e investigar as dificuldades apresentadas pelas mulheres em seguir as orientações durante o período do pré-natal. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantiqualitativa, realizado no mês de fevereiro 2008. Na coleta de dados utilizou-se um formulário de entrevista. Participaram da pesquisa 10 gestante que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados identificaram que 50% tinham idade entre 18-23 anos, 90% eram do lar, 50% viviam em união conjugal, 80% eram católicas, 90%, tinham ensino fundamental, 93,3% revelaram mais de uma gestação e 40% estavam com 18-27 semanas gestacional. A maioria apresentava necessidade de ir ao pré-natal para consulta de enfermagem, no intuito de receber explicação das dúvidas; mencionaram dificuldades por não ter quem realizasse seus afazeres, comparecia à unidade para proteger sua saúde e a do bebê de complicações. Conclui-se mostrando que o enfermeiro no PSF atende às expectativas das gestantes, visto que os profissionais orientam e encaminham conforme o esperado por cada gestante.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.