ESTUDO SOROEPIDEMIOLÓGICO DA CISTICERCOSE EM UMA COMUNIDADE RURAL DA PARAÍBA
Keywords:
Cysticercosis, Seroprevalence, Risk factorsAbstract
A cisticercose é uma helmintíase típica de regiões em desenvolvimento, intimamente relacionada às precárias condições de higiene e saneamento básico, particularmente em áreas de criação extensivas de suínos. Esta pesquisa tem como objetivos: determinar a soroprevalência da cisticercose na comunidade rural de Camalaú-PB; detectar e avaliar fatores de risco relacionados à ocorrência do complexo teníase/cisticercose na comunidade em estudo. A amostra foi constituída por todos os moradores (32 pessoas) residentes na comunidade rural denominada de Sítio Velhão, pertencente ao município de Camalaú-PB. Na primeira etapa, aplicou-se a ficha epidemiológica com a finalidade de identificar fatores de risco para o complexo teníase/cisticercose e fez-se a coleta de sangue. A segunda etapa consistiu em exames sorológicos dos 32 indivíduos, tendo sido utilizada a técnica ELISA para a identificação de anticorpos séricos anticisticercos. Mediante os exames sorológicos, foi obtida uma soroprevalência de 43,75%. Por ocasião da aplicação da ficha epidemiológica, foi possível conhecer vários fatores de risco: poucos contam com fossa séptica e água tratada. No entanto, a maioria cria suínos soltos e os abate para o consumo próprio e da vizinhança. Com base nesses resultados, pode-se deduzir que as pessoas investigadas nesta pesquisa estão inseridas em um contexto que favorece não somente a manutenção, como também a propagação da cisticercose.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.