INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE: VISÃO DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Keywords:
Enfermagem, Integralidade, Programa Saúde da FamíliaAbstract
A integralidade é o eixo norteador das ações de saúde, sendo um dos princípios do SUS mais relevantes no processo de articulação assistencial de caráter preventivo e/ou curativo. Imerso neste contexto conceitual, evidencia-se a integralidade do cuidado como fator relevante na desenvoltura da Estratégia de Saúde da Família, abrangendo as atividades do enfermeiro como fundamental para atitude holística frente ao indivíduo. Objetivou-se investigar a percepção dos enfermeiros com base na integralidade do cuidado, desenvolvido nas Unidades Saúde da Família, situadas no bairro Mangabeira, na cidade de João Pessoa–PB. Trata-se de um estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por oito enfermeiros que atuam nestas unidades e que concordaram em participar do estudo. Para coleta dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. De acordo com os depoimentos dos enfermeiros, o entendimento sobre a integralidade está pautado na visão holística do usuário, na criação de redes integrais de saúde e no desenvolvimento de ações intersetoriais. Entretanto para que se concretize é preciso vontade política e práticas de saúde mais humanizadas. Verificou-se, também, que a precariedade do sistema de especialidades, a infraestrutura inadequada das USF e principalmente o desconhecimento dos profissionais acerca desse tema dificultam o processo de efetivação do cuidado integral aos usuários do SUS. A interdisciplinaridade e o trabalho dos ACS configuram como estratégias fundamentais nesse processo. Entende-se que existe necessidade de disparar processos de reflexão sobre o processo de trabalho do enfermeiro com base na integralidade, tendo em vista ser este um princípio norteador para efetivação de um sistema de saúde de caráter social e de respeito à cidadania.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.