EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES PORTADORES DIABETES TIPO
Keywords:
Diabetes mellitus, Educação em saúde, Doença crônicaAbstract
A educação em saúde é colocada como fundamental para aperfeiçoar o controle metabó-lico do diabetes e prevenir o surgimento e a progressão das complicações agudas e crônicas. Este estudo tem como objetivo verificar, na literatura pertinente, a importância da educação em saúde como estratégia de controle do diabetes tipo 1 em adolescentes. O interesse por essa temática surgiu em consequência de diversos estudos realizados na área, onde foi observado que pouco é explorado sobre a importância da educação para o autocuidado com o adolescente diabético, pois é essencial para a responsabilização deste com a terapêutica utilizada, sendo esta indispensável para o cliente. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura referente à produção do conhecimento em Enfermagem no campo da educação em saúde para adolescente com diabetes tipo 1. Nessa abordagem foi utilizado o método quantitativo. Foi utilizada base de dados SciELO, estudos publicados no período entre 2008 a 2009, localizando um total de 15 artigos, porém, após uma breve avaliação destes, apenas 05 atenderam aos critérios da presente revisão. Os resultados mostram a importância do processo educativo para o controle do diabetes, com estratégias elaboradas e as ações que devem ter participação tanto do indivíduo quanto de sua família. A educação é parte fundamental no controle do diabetes e consiste em um processo contínuo de mudanças de hábitos de vida, que necessita de planejamento e de profissionais capacitados, sendo essencial a compreensão e a participação do cliente, assim atendendo ao objetivo da pesquisa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.