TRAQUEOBRONCOMEGALIA: DIAGNÓSTICO PRECOCE É POSSÍVEL?
Keywords:
Traqueobroncomegalia, Síndrome de Mounier-Kuhn, Bronquiectasia, Tomografia Helicoidal ComputadorizadaAbstract
A traqueobroncomegalia é uma doença rara, de etiologia incerta, determinada pela dilatação acentuada da traqueia e dos brônquios fontes. Apresenta manifestação clínica inespecífica e o diagnóstico se dá pelos exames de imagens. O objetivo é determinar o início da doença. O tratamento é de suporte, não existindo de forma específica. Este trabalho apresenta uma análise das publicações científicas sobre esta enfermidade, através de uma pesquisa bibliográfica. Como resultado, foi observado que o sexo masculino predomina com 87,5%, o sexo feminino representa 12,5% dos casos. Quando dividimos estes pacientes em grupos, que seriam menores de 21 anos, entre 21 e 59 anos, e maiores e igual a 60 anos, ficou distribuído respectivamente com 25%, 43,75% e 31,25%. A TBM tem predomínio no sexo masculino com suas manifestações na infância são muito raras. Seus sintomas são inespecíficos e indistinguíveis da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e bronquiectasias. O diagnóstico dessa patologia é dado pelos exames de imagens. Com a dificuldade para diagnosticar a TBM, tem-se a necessidade da realização de pesquisas que enfatize, tanto outras formas para diagnóstico mais precoce e de tratamentos mais específicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.