AVALIAÇAO DOS FATORES DE RISCO PARA CONDIÇÕES CRÔNICAS NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE
Keywords:
Condições crônicas., Fatores de risco., Estudantes de enfermagem., Estilo de vida., Perfil epidemiológico.Abstract
As condições crônicas no Brasil seguem uma tendência mundial. São visíveis mudanças no perfil das doenças destacando-se, como os principais fatores de risco, o tabagismo, uso abusivo de álcool, dieta inadequada, o excesso de peso, a obesidade, inatividade física. São os estudantes universitários uma parcela da população bem vulnerável, devido aos hábitos e estilo de vida. Este trabalho objetivou identificar a prevalência de fatores de risco para Condições Crônicas dos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória. Trata-se de um estudo observacional, transversal e de natureza quantitativa, realizado no Centro Acadêmico de Vitória, vinculado a Graduação do Curso de Enfermagem. Dos fatores de risco avaliados, todos são predisponentes ao desenvolvimento de doenças, porém, neste estudo, apenas a ingestão de álcool e uso de fumo foram os achados significantes. A pesquisa constata que, com melhores hábitos e estilos de vida, os estudantes poderão desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Também, observa-se que as universidades devem construir políticas internas que ajudem a melhorar o perfil epidemiológico dos seus universitários.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.