AVANÇOS DA NANOMEDICINA: A NOVA FRONTEIRA DA MEDICINA – ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO
Keywords:
Sistemas de liberação de medicamentos, Neoplasias, NanopartículasAbstract
Os sistemas de liberação de medicamentos são extremamente versáteis, uma vez que as suas propriedades físico-químicas podem ser alteradas de acordo com as necessidades farmacêuticas e farmacológicas. Isso permite o endereçamento específico e a liberação contínua e progressiva do fármaco encapsulado. Essa característica leva a uma maior eficácia terapêutica, se compararmos os nanocarreadores com outros sistemas farmacoterápicos. O fármaco encapsulado é menos tóxico e apresenta menos interação medicamentosa. Além disso, os nanocarreadores aumentam o tempo de circulação do fármaco no sangue, prevenindo e diminuindo o processo inflamatório local. Hoje em dia, os nanocarreadores ocupam uma posição de destaque no tratamento do câncer. Eles são largamente utilizados como carreadores de agentes antimicrobianos e imunobiológicos. O objetivo desse artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento de nanopartículas, bem como sistemas de liberação de medicamentos no combate às neoplasias. Os resultados dessa pesquisa sugerem que os lipossomas são um sistema de transporte ideal para carrear fármacos aos locais afetados. Estudos recentes buscam a obtenção de nanopartículas com elevado grau de sensibilidade e especificidade aos tecidos alvo e disponibilidade prolongada na circulação sanguínea.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.