PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO EFETIVA NO NÚCLEO ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DE MONTES CLAROS - MG
Keywords:
Assistência Farmacêutica., Planejamento Estratégico., Gerenciamento., ProblemaAbstract
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma ferramenta que permite o gerenciamento do pensar e agir das pessoas nas organizações. Constitui em quatro momentos fundamentais: o momento explicativo, o normativo, o estratégico e o tático- operacional para o desenvolvimento de estratégia na tomada de decisões em uma situação problema. As ações realizadas por meio do planejamento podem auxiliar no processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) através da reorientação da atenção a saúde em todos os níveis de assistência, inclusive da Assistência Farmacêutica. O estudo tem o objetivo relatar a experiência de desenvolvimento do PES para construção de um Plano Operativo (PO) como ferramenta para implantação da gestão efetiva para uma melhor organização dos serviços da assistência farmacêutica. A implantação do PO foram os serviços prestados no Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS/MOC). Trata-se de um relato de experiência com enfoque qualitativo. Foi possível definir causas e consequências do problema priorizado, operações e ações para aprimoramento gerencial da instituição e elaboração da espinha de peixe. O PES mostrou-se adequado para uma melhor organização dos serviços da assistência farmacêutica, reflexão sobre questões administrativas, educativas e assistenciais do processo de trabalho acerca das atividades desenvolvidas no NAF.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.