ATENDIMENTOS EM UM AMBULATÓRIO DE SAÚDE POR CAUSAS SENSÍVEIS A ATENÇÃO BÁSICA
PRIMARY HEALTH CARE RELATED CAUSES IN AMBULATORY CARE
Keywords:
Assistência Ambulatorial, Instituições de Assistência Ambulatorial, Atenção Primária à Saúde, Nível de SaúdeAbstract
A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial para os serviços de saúde e tem a capacidade de coordenar o cuidado dos usuários sob responsabilidade das Estratégias Saúde da Família. Os Ambulatórios são caracterizados como postos integrantes dos serviços de urgências e devem estar preparados para atender as demandas que necessitam de avaliação rápida e estabilização do quadro agudo. Objetivou-se investigar as demandas de atendimentos de saúde sensíveis à atenção básica apresentadas por usuários de um ambulatório da cidade de Mato Verde, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de natureza qualitativa. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2019, com 15 usuários submetidos a entrevista semiestruturada e analisados mediante Análise do Conteúdo. Os resultados mostraram que os participantes tinham entre 20 e 63 anos de idade, eram casados, pardos, possuíam ensino médio completo e renda mensal bruta de R$ 998,00. Relataram procurar a Unidade Básica de Saúde quando apresentaram algum sinal ou sintoma e para a renovação de receitas médicas. Procuraram atendimento no Ambulatório devido à necessidade de agendamento prévio para atendimento na Atenção Básica e em virtude da manifestação de sintomas associados a problemas de saúde que parecem não se caracterizarem como atendimentos de urgência ou emergência. Conclui-se que a migração de usuários para atendimento no Ambulatório sem que sua demanda caracterize situação de urgência ou emergência representa um problema que parece cultural nessa população e também na gestão. Tais achados indicam que este estudo possa oferecer subsídios aos profissionais de saúde, bem como aos gestores na implementação de estratégias para corrigir lacunas assistenciais, sensibilizar a população a procurar o nível de atendimento adequado a sua necessidade, para melhorar o acesso e a resolutividade dos serviços de saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.