ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS E EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE COVID-19 EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) NO BRASIL

PHYSIOPATHOLOGICAL ASPECTS AND MULTIPROFESSIONAL TEAM: CONSIDERATIONS ABOUT COVID-19 IN INTENSIVE CARE UNITS (ICU) IN BRAZIL

Authors

  • André Gustavo de Medeiros Matos Faculdade do Vale do Jaguaribe
  • Helder Matheus Alves Fernandes Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Erika Naianny da Silva Mascarenhas Faculdade Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN)
  • Renalison Rebouças de Mendonça Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Akeus Pompilio Marques Aderaldo Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN
  • Francisco Breno Rodrigues Oliveira Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol20.n2.p90-100

Keywords:

Equipe Multiprofissional, Fisiopatologia, Covid-19, Unidade de Terapia Intensiva

Abstract

O novo coronavírus, intitulado de SARS-CoV-2, é considerado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020. Assim, a implementação e participação da equipe multiprofissional no processo saúde-doença nesses pacientes é de extrema importância para recuperação e reabilitação do quadro de saúde deles. O objetivo da presente pesquisa é analisar os aspectos fisiopatológicos e a atuação multiprofissional dos Nutricionistas; Enfermeiros, Fisioterapeutas, Dentistas e Farmacêuticos frente a Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, realizada nas bases de dados: LILACS e SciELO, apartir dos seguintes descritores: “Covid-19”, “Equipe Multiprofissional”, “Fisiopatologia” e “Terapia Intensiva” por meio dos operadores booleanos “AND” e “OR”, realizando as distintas combinações. Compuseram o corpus desta investigação 18 artigos científicos, publicadas nos últimos dois anos. Nos principais achados, identificou-se que a fisiopatologia da Covid-19 é multifatorial, não existindo um mecanismo padronizado para a ocorrência da sua gênese em determinadas populações. Além disso, ressalta-se a importância das vivências da equipe multiprofissional de saúde, composta por nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, cirurgião-dentista e fisioterapeutas no desenvolvimento de práticas colaborativas para enfrentamento da pandemia de COVID-19 nas unidades de terapia intensiva, enfatizando a comunicação, interação e cooperação para potencializar a dinâmica e qualidade dos cuidados assistenciais. Portanto, conclui-se que os conhecimentos sobre a fisiopatologia da Covid-19, em paralelo com atuação da equipe multiprofissional no ambiente de UTI, são imprescindíveis para a efetivação do sucesso da prática colaborativa e trabalho interprofissional.

Author Biographies

André Gustavo de Medeiros Matos, Faculdade do Vale do Jaguaribe

Faculdade do Vale do Jaguaribe

Helder Matheus Alves Fernandes, Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Erika Naianny da Silva Mascarenhas, Faculdade Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN)

Faculdade Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN)

Renalison Rebouças de Mendonça, Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Faculdade Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN)

Akeus Pompilio Marques Aderaldo, Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Francisco Breno Rodrigues Oliveira, Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Published

2023-02-13

How to Cite

Matos, A. G. de M., Fernandes, H. M. A., Mascarenhas, E. N. da S., Mendonça, R. R. de, Aderaldo, A. P. M., & Oliveira, F. B. R. (2023). ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS E EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE COVID-19 EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) NO BRASIL: PHYSIOPATHOLOGICAL ASPECTS AND MULTIPROFESSIONAL TEAM: CONSIDERATIONS ABOUT COVID-19 IN INTENSIVE CARE UNITS (ICU) IN BRAZIL. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 20(2), 90–100. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol20.n2.p90-100

Issue

Section

Ciências da Saúde/Revisão Integrativa