A PERCEPÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO EXAME PREVENTIVO GINECOLÓGICO E SUA REPERCUSSÃO NA PROFILAXIA DO CÂNCER DE COLO UTERINO
USERS’ PERCEPTION OF PREVENTIVE GYNECOLOGICAL EXAMINATION AND ITS REPERCUSSION ON UTERINE CERVICAL NEOPLASMS PROPHYLAXIS
Keywords:
Percepção. Neoplasias do colo do útero. Teste de PapanicolauAbstract
O câncer do colo do útero é uma neoplasia que afeta o sistema reprodutivo feminino. É um tipo de câncer que tem se tornado um problema de saúde pública no Brasil e está diretamente ligado ao vírus do HPV. As lesões podem ser detectadas em estágio inicial, através do exame Papanicolau, visto que esse procedimento é capaz de analisar as células do colo do útero. O objetivo deste estudo nanalisar a compreensão das mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde sobre o exame Papanicolau e seu vínculo com a prevenção do câncer do colo do útero. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada a partir de entrevista semiestruturada com 15 mulheres de faixa etária entre 19 e 67 anos de idade. As depoentes que fazemo exame por solicitação médica, inferem vergonha como uma das principais causas para a não realização periódica e apresentaram pouco conhecimento acerca dos cuidados necessários antes da coleta do material a ser examinado. É importante que a equipe de enfermagem disponha de conhecimento adequado sobre o Papanicolau, bem como, capacidade em orientar as usuárias no agendamento da consulta acerca do objetivo do exame e dos cuidados necessários para realizá-lo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.