ESPOROTRICOSE E MÉTODOS DIAGNÓSTICOS: RELATO DE CASO E REVISÃO INTEGRATIVA
SPOROTRICOSE AND DIAGNOSTIC METHODS: CASE REPORT AND INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p89-99Keywords:
Esporotricose., metodos diagnosticosAbstract
Esporotricose é causada por inoculação traumática do fungo Sporothrix schenckii e outros fungos do gênero Sporothrix. No ser humano, a pele é o órgão mais acometido. No Brasil, é a micose subcutânea mais frequente e constitui-se em uma epidemia urbana de transmissão zoonótica felina . O contato das crianças com esses animais tem aumentado o número de casos nessa população, sendo as lesões em face muitas prevalentes. O presente estudo tem por objetivo descrever o caso de uma criança com diagnóstico clínico da micose e realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o tema. Para elaboração desse trabalho, seguiu-se os aspectos éticos do estudo de caso conforme a Resolução Nº 266/2012 e Resolução do Código de Ética dos Profissionais de Medicina. Relatou-se o caso de paciente feminina, 9 anos, com quadro nódulo em face, não responsivo à antibioticoterapia e que evoluiu para uma goma. Tinha um gato doméstico com ferida em região retroauricular. O estudo micológico direto e cultura para fungos foi negativo. O histopatológico de fragmento cutâneo foi sugestivo de esporotricose. Após tratamento com iodeto de potássio, manifestou boa resposta. Foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando-se os unitermos, “sporotrichosis cutaneous and mycology” e “esporotricose e micologia”, respectivamente, sem restrição de ano, tipo de estudo ou língua de publicação. Utilizou-se como critério de exclusão os artigos que não trouxessem estudos com humanos. Foram encontrados inicialmente 51 estudos, restando, após a aplicação do critério de exclusão, 12 artigos. Realizou-se a leitura dos resumos e conclusões dos artigos selecionados. respondeu de forma satisfatória ao tratamento com iodeto de potássio,que continua sendo uma opção terapêutica eficaz e de fácil administração na infância. Apesar de diversos métodos laboratoriais, o isolamento do fungo por cultura permanece sendo o padrão ouro para diagnótico da esporotricose. As limitações inerentes aos métodos diagnósticos não devem, no entanto, atrasar o início do tratamento diante de quadro clínico e epidemiológico sugestivos da doença, no intuito de evitar complicações e cicatrizes inestéticas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.