PERFIL DE PACIENTES DIABÉTICOS SUBMETIDOS À AMPUTAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES ATENDIDOS EM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
Keywords:
Diabetes Mellitus. Pé diabético., Amputação., Doenças Diabéticas Vasculares.Abstract
Os diversos estudos apontam para o aumento crescente do número de diabetes no mundo inteiro. Por sua vez, o pé diabético, de todas as complicações diabéticas, é a que mais pode ser prevenida. O impacto da diabetes no mundo foi de 5 milhões de vidas perdidas em 2013. A pesquisa teve como objetivo avaliar o perfil dos pacientes diabéticos submetidos à amputação de membros inferiores, identificando a idade, sexo, comorbidades, tempo de internação, tratamento da diabetes, tabagismo e amputações prévias. Trata-se, portanto, de um estudo do tipo documental, retrospectivo descritivo, com abordagem quantitativa, com pesquisa realizada em hospital público no município de João Pessoa-PB. Os dados foram coletados a partir de prontuários de pacientes diabéticos submetidos à amputação de membros inferiores atendidos na Instituição. Dos 70 prontuários analisados, 35 (50%) são do sexo masculino e 35 (50%) são do sexo feminino. A média de idade dos pacientes submetidos à amputação foi de 68,57. Foi verificado que 50 (71,42%) pacientes apresentavam como comorbidade a Hipertensão Arterial Sistêmica, 32 (45,71%) a Doença Arterial Periférica e 1 (1,42%) a Insuficiência Venosa Crônica. Com esse estudo, evidenciamos que a amputação de membros inferiores nos pacientes diabéticos é uma complicação de possível prevenção. Logo, devemos melhorar o atendimento primário desses pacientes, diagnosticá-los, tratá-los de forma adequada e encaminhá-los a um atendimento especializado (Centro de pé diabético), tendo em vista a necessidade de uma interação multidisciplinar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.