ANÁLISE DO PERFIL CLÍNICO DE PACIENTES COM HANSENÍASE RECIDIVANTE DO MUNICÍPIO DE SOBRAL
Palavras-chave:
Hanseníase, Recidiva, EpidemiologiaResumo
A hanseníase é uma doença de forte impacto na saúde pública brasileira, tanto pela dificuldade no diagnóstico, por parte dos profissionais de saúde, como pela possibilidade de recidiva anos após a apresentação inicial da doença. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes com casos de hanseníase no município de Sobral-CE, entre o período de 2012 a 2018, com análise especial para os casos de recidiva da doença. Os dados foram obtidos por meio do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do município. Foram evidenciados 42 casos de hanseníase recidivante no período estudado, sendo mais da metade destes ocorridos em pessoas com faixa etária entre 41 e 70 anos de idade. Houve maior predominância de reincidência em pessoas do sexo feminino, da raça parda e com menor nível de escolaridade. A grande parte das recidivas foram classificadas como multibacilar e as formas clínicas predominantes foram dimorfa e virchowiana. Conclui-se que o perfil epidemiológico foi composto, em sua maioria, por pacientes de faixa etária mais avançada, raça parda e com baixa escolaridade. O perfil clínico predominante de doentes na recidiva foi com a forma multibacilar. Tais dados foram congruentes com os obtidos na literatura. Além disso, existe uma importante parcela de dados que não foi notificada corretamente no SINAN, dificultando a confiabilidade das informações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.