TRATAMENTO DE LESÕES DE MANCHA BRANCA ATIVA APÓS TRATAMENTO ORTODÔNTICO: RELATO DE CASO CLÍNICO
Palavras-chave:
Desmineralização, Flúor, Carie DentáriaResumo
As lesões de mancha branca são a primeira expressão clínica da desmineralização que ocorre na superfície do esmalte do dente. Nesse sentido, este trabalho objetiva relatar um caso clínico sobre tratamento de lesões de mancha branca ativas em paciente de 19 anos, tratada ortodonticamente por 2 anos. Após remoção do aparelho, verificou-se presença de manchas brancas ativas nos elementos dentários permanentes (n=10), as quais foram avaliadas clinicamente em relação à atividade (textura e luminosidade) e a dimensão (maior diâmetro cérvico-incisal e mésio-distal) e os dados anotados no prontuário da paciente. Os dados foram analisados num enfoque quantitativo e qualitativo, sendo confrontados com a literatura pertinente ao tema. Após orientação de higiene e dieta, 8 sessões de fluorterapia com o verniz fluoretado Duoflorid XII® da FGM (6% de fluoreto de cálcio e 6% de fluoreto de sódio) com profilaxia prévia usando pasta profilática SHINE® da Maquira (2000 ppm de F), foram observados os elementos: redução das médias de diâmetros cervico-oclusal e médio-distal finais em 08 elementos e manutenção das médias em 02. Além disso, 02 manchas brancas permaneceram ativas, as demais inativas. Conclui-se que houve remineralização das manchas brancas com redução do diâmetro e/ou atividade, após 8 sessões de terapia com verniz fluoretado e orientação quanto a higiene e dieta da paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.