SÍNDROME DE BURNOUT E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CAPS-ad DA PARAÍBA
BURNOUT SYNDROME AND PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONAL PERFORMANCE IN PARAÍBA CAPS-ad
Palavras-chave:
Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Esgotamento Psicológico, Pessoal de SaúdeResumo
A Síndrome de Burnout (SB) é um fenômeno ocupacional que afeta milhares de profissionais de saúde no mundo inteiro, cuja prevalência tem sido analisada em diferentes contextos laborais. Contudo, a literatura não aponta trabalhos analisando a SB e os fatores associados a atuação de profissionais de Educação Física junto aos Centros de Apoio Psicossociais álcool e drogas (CAPS-ad). Portanto, este estudo investigou as dimensões da SB e suas relações com características da atuação do profissional de Educação Física em diferentes CAPS-ad da Paraíba. Em um estudo correlacional, profissionais de Educação Física, atuantes nos CAPS-ad de Cabedelo (n= 1), João Pessoa (n= 2), Monteiro (n= 1) e Sousa (n= 1), responderam um questionário autoaplicável composto por três seções: 1) características sociodemográficas; 2) características da atuação profissional; e 3) características de esgotamento profissional (Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey). Após análise descritiva [frequências relativa e absoluta, média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil (IQR)], o relacionamento entre as dimensões da SB e as variáveis relativas à atuação profissional foi verificado pelo coeficiente de Spearman e pelo teste Qui-quadrado. As dimensões de Exaustão Emocional (EE; 60,0%) e Despersonalização (DP; 60,0%) apresentaram baixa prevalência, contudo, observou-se alta prevalência para a dimensão Reduzida realização profissional (RP; 60,0%). Foram constatados valores medianos de 18 (IQR= 11), 6 (IQR= 6) e 33 (IQR= 18) pontos para EE, DP e RP (ineficácia), respectivamente. A dimensão RP apresentou forte relacionamento com renda, tempo de profissão e carga horária total, mas, moderada com tempo de atuação no CAPS-ad. Não foram verificadas associações entre as dimensões da SB e a satisfação com o trabalho (χ2≤3,06; P>0,05). Considerando a baixa prevalência da SB, os profissionais de Educação Física parecem demonstrar uma condição psicológica equilibrada para o atendimento de indivíduos com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.