A RELAÇÃO ENTRE O SUPORTE SOCIAL, AUTOESTIMA, ANSIEDADE, DEPRESSÃO E O ESTRESSE EM UNIVERSITÁRIOS
THE RELATIONSHIP BETWEEN SOCIAL SUPPORT, SELF-ESTEEM, ANXIETY, DEPRESSION AND STRESS IN UNIVERSITY STUDENTS
Palavras-chave:
Saúde Mental, Estresse, Ansiedade, Depressão, Autoestima, UniversitáriosResumo
O cotidiano universitário em si traz grande cobrança e é veículo para vários estressores. No contexto da pandemia do COVID-19, se tornou grande impulsor para o surgimento de transtornos ansiosos e depressivos. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo foi investigar o papel do estresse, da depressão e da ansiedade na relação entre o suporte social percebido e a autoestima em universitários durante a pandemia do COVID-19. O estudo foi do tipo transversal. Foram aplicadas a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (MPSS), Depression, Anxiety and Stress Scale Short Form (DASS-21), e a Medida de Autoestima. Os resultados mostraram correlação negativa entre suporte social percebido e depressão e ansiedade, bem como ausência de relação significativa entre o suporte e o estresse. De maior importância, encontramos uma mediação da depressão (Efeitos indiretos = 0,24; IC95%, 0,13; 0,35) e da ansiedade (Efeitos indiretos = 0,11; IC95%, 0,03; 0,20) estatisticamente significativa na relação do suporte percebido na autoestima. A síntese dos nossos resultados confirmou nossa hipótese do papel mediador da depressão e da ansiedade em estudantes universitários, bem como contribui para elucidar a importância do suporte social, sobretudo em períodos de crise sanitária.
Palavras-chaves: Universitários. Estresse. Ansiedade. Depressão. Autoestima. Saúde Mental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.