INCIDÊNCIA DA COVID-19 NO RIO GRANDE DO NORTE E ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DA PANDEMIA
COVID-19 incidence in Rio Grande do Norte and pandemic control strategies
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n2.p174-182Palavras-chave:
Controle de Doenças Transmissíveis, Epidemiologia, Pandemia COVID-19, SARS-CoV-2Resumo
A evolução dos casos de Covid-19, assim como a regressão, foi influenciada pela implementação de medidas de controle no estado do Rio Grande do Norte, nas quais diversos fatores desempenharam um papel na contenção da incidência e diminuição de casos. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar a incidência da Covid-19 no estado do Rio Grande do Norte e suas tendências. Trata-se de um estudo epidemiológico, exploratório, retrospectivo sobre a incidência da Covid-19 no estado do Rio Grande do Norte no período de 2020 a 2022. A partir da frequência absoluta e relativa, foi calculada a incidência de casos. As tendências foram analisadas utilizando o protocolo de Antunes e Cardoso e empregado o modelo de regressão de Prais-Winsten. Observou-se períodos de ascensão e decréscimo de casos de Covid-19, com uma tendência para redução a incidência da doença. Quanto às oscilações, observou-se um aumento significativo entre os meses de maio, junho e julho tanto em 2020, quanto em 2021. Em 2022, no mesmo período, ocorreu um aumento leve, menor do que nos anos anteriores, com uma tendência à estabilidade e decréscimo do número de casos. As novas perspectivas para os casos de Covid-19 e a redução da mortalidade estão diretamente ligadas a vários fatores promissores, como a vacinação e a realização de novas pesquisas. Conclui-se que a medidas de controle da doença sobretudo a vacinação contribuiu para redução da incidência bem como para uma tendência a valores endêmicos de casos. Faz-se necessário vigilância constante quanto a possíveis hospitalizações e surgimento de novas variantes e enovas epidemias causadoras de Síndrome Respiratória Aguda Grave que representam um importante problema de saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.