CARATERIZAÇÃO DAS ENFERMIDADES QUE ACOMETEM PESSOAS IDOSAS NA COMUNIDADE
characterization of diseases that affect elderly people in the community
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n2.p183-189Palavras-chave:
Envelhecimento, Doença crônica, estilo de vidaResumo
A presença de doenças crônicas aponta a necessidade de promover o controle e prevenção dos agravos, visto que são as principais causas de mortes. Esse estudo tem a finalidade de descrever os problemas de saúde e o autocuidado de pessoas idosas assistidas por uma unidade básica de saúde, no município de João Pessoa- PB. Essa pesquisa trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, realizada com 50 pessoas idosas acompanhadas nas consultas de HIPERDIA, pertencentes a uma microárea de uma unidade básica de saúde. A coleta de dados foi realizada no mês de abril do corrente ano, na própria unidade de saúde. Cada entrevista durou uma média de 20 minutos. Ao término da coleta, os dados foram dispostos em uma planilha do Excel para análise descritiva e quantitativa. Verificou-se que 56% da amostra são do sexo feminino e compreende a faixa etária entre 60 a 69 anos; 50% não alfabetizados; 46% viúvos e 86%vivem com um salário mínimo; 62% apresentam hipertensão arterial, 22% diabetes mellitus e 20% osteoporose; 72% monitoram a pressão arterial; 68% não realizam atividade física e 86% não se alimenta de forma saudável, fatores necessários para controle pressórico, glicêmico e de massa muscular. Foi identificado que é imprescindível pensar na pessoa idosa para além do biológico e em todos os níveis de saúde, principalmente a atenção primária à saúde reconhecendo o espaço e dando vez e voz a dúvidas, pensamentos e as necessidades das pessoas idosas com condições crônicas, para que o processo terapêutico seja guiado para o conhecimento, autocuidado e assim, se construir um cuidado transformador baseado na promoção à saúde da pessoa idosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.