TECNOLOGIA LEVE NO CUIDADO EM PRÁTICA FORMATIVA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
technology in care in the formative practice of university extension
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n2.p269-274Palavras-chave:
Educação em Saúde, Enfermagem, Envelhecimento Saudável, Comunicação, Humanização do cuidadoResumo
As transformações histórico-culturais, os arranjos familiares, a falta de tempo dos familiares e a pré-disposição a comprometimentos funcionais e cognitivos estão contribuindo para a institucionalização do idoso. Objetiva-se descrever a vivencia de uma atividade de extensão universitária com idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para idosos, na cidade de João Pessoa-PB. Relato de experiência de uma prática extensionista educativa vivenciado por acadêmicos do sexto período de enfermagem desenvolvida no corrente ano com idosos em uma instituição de longa permanência, em João Pessoa – PB. Na atividade realizou-se um bingo contemplando as emoções, onde as cartelas apresentavam a vergonha, ansiedade, tédio, alegria, medo, raiva, tristeza, inveja e nojo. Foi possível perceber que o bingo, aliado à escuta sensível e vínculo afetivo revelou-se uma estratégia potente de cuidado e promoção à saúde no contexto do envelhecimento. Além de reconhecer a importância das instituições estimularem a expressão emocional, a interação social e a manutenção das funções cognitivas. No que se refere aos discentes, foi apreendido à importância do planejamento estratégico e do trabalho em equipe para execução da ação extensionistas e, da importância do enfermeiro desenvolver para esse público o lúdico. Conclui-se que a experiência reafirma que pequenas ações, quando realizadas com afeto e intenção, são capazes de transformar a rotina institucional e promover um envelhecimento mais digno, ativo e saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.