TENDÊNCIA TEMPORTAL DA MORTALIDADE POR SUICIDIO NO ESTADO DA PARAIBA ENTRE 2012 e 2022
temporal trend of suicide mortality in the state of Paraiba between 2012 and 2022
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol23.n2.p211-219Palavras-chave:
Fatores sociodemográficos, Saúde mental, Suicídio, PandemiasResumo
O suicídio refere-se ao ato de encerrar a própria vida de maneira consciente. Esse fenômeno, que perdura ao longo do tempo, configura-se como um grave problema de saúde pública. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar as tendências temporais dos coeficientes de mortalidade por suicídio no estado da Paraíba, Brasil, entre os anos de 2012 e 2022, por subgrupos populacionais, considerando sexo, faixas etárias e raça/cor. Para tanto, foram utilizadas fontes de dados públicos, disponibilizadas pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), para a extração de dados sobre mortalidade por suicídio (X60.0 a X84.0), além de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as estimativas populacionais. A análise da tendência temporal foi realizada por meio da regressão Prais-Winsten e do cálculo do Annual Percent Change (APC) para identificar o percentual de variação anual no período e classificar as tendências encontradas. As tendências dos coeficientes de mortalidade nos diferentes subgrupos populacionais foram crescentes no período analisado. Os coeficientes tiveram expressivo aumento principalmente durante a pandemia de Covid-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.