ALTERAÇÕES NA VASCULATURA E MICROVASCULATURA RETINIANA EM PACIENTES PÓS - COVID 19: REVISÃO NARRATIVA

CHANGES IN RETINAL VASCULATURE AND MICROVASCULATURE IN POST-COVID-19 PATIENTS: NARRATIVE REVIEW

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Diagnóstico por imagem, Retina, Vasos Retinianos, Coronavirus

Resumo

No ano de 2019, um surto de um novo Coronavírus chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave - 2 (SARS-CoV-2) foi identificado em Wuhan, província da China. Constatou-se, a partir de pacientes acometidos pelo vírus, que os olhos também podem ser afetados por esta doença, COVID-19. Inclusive, o vírus já foi encontrado nas lágrimas e até na retina de indivíduos acometidos. Mesmo em pacientes recuperados, muitos autores descreveram alterações tardias da circulação retiniana. O objetivo deste artigo é expor os achados dos estudos que descrevem alterações retinianas em pacientes pós COVID – 19, especialmente os que relataram alterações na vasculatura retiniana. Na pesquisa, foram aceitos artigos publicados no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, ainda foi feita uma revisão de literatura narrativa nas bases eletrônicas da SCIELO, LILACS, MEDLINE e PUBMED, selecionando 23 trabalhos no final. Desses 23, 14 (60,87%) eram Artigos Originais e destes 14, 07 (50%) aferiram a presença de uma redução na Densidade de Vasos (VD) em algum setor do plexo capilar superficial da retina (SCP) e/ou do plexo capilar profundo (DCP), no grupo exposto, em comparação ao grupo controle. Outros 04 (28,57%) relataram a presença de variações na retina diferentes da diminuição da VD em algum setor do SCP e/ou do DCP e 03 (21,43%) estudos não acharam nenhuma alteração significativa na retina dos indivíduos após a fase aguda da infecção. Esta revisão em tom descritivo sobre o efeito do COVID-19 na retina pôde aprofundar a compreensão atual do tema. As lacunas vazias persistentes sobre a relação do vírus com os problemas oftalmológicos retinianos serão preenchidas, contudo já se observa que as evidências apontam que o SARS-CoV-2 pode, a longo prazo, afetar as camadas internas e externas da retina. Com novos ensaios, espera-se poder avaliar melhor se há de fato danos permanentes na retina em pacientes pós COVID-19.
PALAVRAS-CHAVE: COVID-19. Diagnóstico por Imagem. Retina. Vasos Retinianos. Coronavirus.

Biografia do Autor

Villany Maria Palitot Galdino, Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE

Médica e Residente em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE.

Maria Clara Palitot Galdino, Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE

Oftalmologista e Médica pela Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE, Mestre em Saúde da Família e Comunidade (Mestrado Profissional), Especialista em Retina Clínica pelo Hospital Visão, Pb (Fellowship).

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Palitot Galdino, E. M., Palitot Galdino, V. M., & Palitot Galdino, M. C. (2023). ALTERAÇÕES NA VASCULATURA E MICROVASCULATURA RETINIANA EM PACIENTES PÓS - COVID 19: REVISÃO NARRATIVA: CHANGES IN RETINAL VASCULATURE AND MICROVASCULATURE IN POST-COVID-19 PATIENTS: NARRATIVE REVIEW. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 20(2), 129–140. Recuperado de https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/781

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)